Copa do Mundo aquece comércio em Campo Mourão
Há poucas horas do início da maior e mais importante competição de futebol do planeta, a Copa do Mundo – que nesta edição começa no próximo dia 20, com o primeiro duelo entre as seleções de Qatar e Equador, no estádio de Al Bayt, os comerciantes de Campo Mourão, estão otimistas e esperam vender ainda mais com o primeiro jogo da Seleção, no próximo dia 24 quando a equipe brasileira enfrenta a Sérvia.
Para chamar ainda mais a atenção dos consumidores, as vitrines foram decoradas com bandeiras, camisetas, cornetas, perucas e outros acessórios com as cores da seleção brasileira.
“Já estamos vendendo muito as cornetas e as camisetas, acredito que a seleção ganhando o primeiro jogo, vamos ‘torrar’ o estoque em poucos dias”, comentou o gerente da loja Giga, Fabricio Cesar Duda.
Ele tem a venda na loja perucas, chinelos, meias, bandeiras, confete, vuvuzelas, bolas, figurinhas e álbuns da Copa. “O que cliente procurar da Copa, ele vai encontrar aqui. O mundial está aquecendo o comércio e também as nossas vendas. O cliente chega para comprar uma camiseta da seleção e sempre leva algo a mais. Todos os dias repomos as prateleiras com acessórios da seleção brasileira”, contou Duda.
A gerente Simone Novais, da Ki Barato acredita que os preparativos para a Copa incentivaram a venda de cerca de mil peças de camisas da loja em que ela administra. “Compramos um bom estoque pensando nas vendas para a Copa, em 50 dias já vendemos cerca de mil camisetas da seleção. Não fosse a Copa, não iriamos vender tanto em pouco tempo. O comércio está aquecido por conta desse evento”, garante.
Pai de três filhos, o mecânico Joel Boaventura Rezende, aproveitou o dinheiro extra da venda de uma motocicleta e comprou acessórios para os meninos acompanharem os jogos da seleção brasileira. Ele levou para casa, três camisetas, três vuvuzelas e três apitos. “Nos dias de jogos da seleção, as crianças torcem e fazem muita bagunça, os adultos entram no embalo. Não tem como ficar fora dessa sem torcer pela seleção”, brincou.
O estoque de camisetas da loja Amo chegou no início de outubro e em 40 dias cerca de 500 unidades já foram vendidas. “Se não fosse a Copa não teríamos comprado o estoque e também não teria entrado um dinheiro extra para o comércio”, lembrou a gerente Maria da Glória.
Álbum da Copa
A cada Copa do Mundo a febre dos álbuns de figurinhas aparece para alegria de crianças, adultos, e para os donos de bancas de jornais e comerciantes que estão apostando na venda diversificada de produtos da Copa. “A procura por álbuns e figurinhas se tornou uma loucura, é uma verdadeira febre. Não tem idade, crianças, adultos e até mesmo os avos estão atrás dos pacotinhos’. O estoque do dia vende em poucas horas”, garante o gerente da loja Giga, Fabricio Cesar Duda.
O álbum deste mundial, da Editora Panini, totaliza 670 figurinhas, com 50 especiais e 80 cromos extras, com 20 jogadores especiais, como Mbappé, Cristiano Ronaldo e Messi, além das tradicionais figurinhas dos estádios, times, escudos e bola da Copa.
O álbum normal com 80 páginas custa R$ 12, a versão de capa dura prata e dourada R$ 44,90 e o pacote de figurinhas, com 5 cards, é vendido por R$ 4.
“É fascinante abrir os pacotinhos e encontrar as figurinhas que faltam do álbum”, comentaram os estudantes Guilherme e Manuella Portugal, ambos fascinados pelas figurinhas da seleção brasileira.
Aos sábados, os dois irmãos procuram na cidade pontos de trocas. “É muito gostoso participar dessa febre das trocas de figurinhas, além das amizades que fazemos com pessoas apaixonadas por futebol. Vamos guardar boas recordações dessa Copa”, garantem os irmãos.
Por Dirceu Portugal