Covid-19: “Curva está em declínio, mas pandemia ainda não passou”, alerta Regional
Conforme boletins divulgados pelas secretarias de Saúde dos municípios, os casos e mortes do novo coronavírus (Covid-19) vêm se estabilizando a cada dia nas últimas semanas na região da Comcam. Até o mês passado, a média diária de confirmações registrada na região variava entre 30 a 40 casos. Já as mortes eram registradas praticamente uma por dia. O chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, analisa para uma queda, mesmo que pequena da curva do vírus. Mas alerta que a pandemia ainda não passou.
“A gente tem percebido que os casos caem às vezes em um município, mas em outros sobem um pouco. Mas como no município de Campo Mourão que é o maior da região houve uma estabilização e começou um declínio, então a regional como um todo começou a apresentar queda na curva. Mas não podemos dizer que a pandemia passou. O que podemos afirmar é que neste momento ela está entrando no controle”, ressaltou.
Siqueira alertou que a população não pode descuidar da prevenção o que pode ocasionar em uma nova onda de casos. Em relação a flexibilização dos municípios às restrições de enfrentamento ao coronavírus, Siqueira chama atenção que as prefeituras devem ter todo cuidado com a fiscalização em relação as obrigatoriedades como uso de máscara, distanciamento social, e cuidados de higiene com álcool em gel que deve continuar. “Isso tudo tem que ser observado. Ou seja, uma flexibilização com monitoramento. Se não houver monitoramento pode ocorrer o aumento de casos novamente”, alertou, ao comentar que o vírus não deixou de circular. “Não existe outra medida de prevenção que não seja as condições de higiene, evitar aglomeração e uso de máscara”, orientou.
Segundo ele, alguns municípios estão reivindicando à Regional da Saúde que dê um parecer favorável a flexibilização total às restrições de enfrentamento à pandemia. “Nós estamos estudando. Montamos uma comissão dos nossos técnicos com os secretários para ver quais serão as condições de flexibilização. No entanto, já tem município que mesmo não tendo esta norma técnica já está se adiantando e a gente não pode proibir”, observou.
Nas últimas semanas, o número diário de confirmações vem variando entre 14 a 20 novos casos na região. Faz seis meses que pandemia chegou à Comcam. Até essa segunda-feira (21), o saldo era de 106 mortes e 3.748 casos. Campo Mourão tem de 1.306 confirmações da doença e 36 óbitos. No município, a estabilização dos casos, levou a prefeitura a adotar flexibilizações. Desde sexta-feira, por exemplo, o Parque do Lago de Campo Mourão está ficando aberto das 6h às 19 horas, inclusive nos fins de semana, assim como outros parques. Além disso, atividades esportivas estão liberadas pela prefeitura. “Cada município é responsável por sua flexibiliza”, lembrou Siqueira.