Covid-19: curva está estabilizada em CM, diz secretário, ao reforçar importância do distanciamento social
Com 46 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) e 4 mortes, desde o dia 21 de março, Campo Mourão atualmente está com a curva estabilizada, afirmou o secretário da Saúde do município, Sérgio Henrique dos Santos, em live transmitida no início da noite desta sexta-feira (8). Ele pede, no entanto, que a população continue colaborando com o distanciamento social, uso de máscaras, entre outras medidas, para coibir a disseminação do vírus.
“Hoje vemos um cenário favorável para Campo Mourão em relação ao restante do Estado e do País. Campo Mourão começou com números superiores a nível de Brasil e Paraná, porém, graças ao trabalho de isolamento social e toda prevenção, nossa curva se estabilizou”, ressaltou.
A cidade tem ainda 6 casos em investigação. Outros 576 casos já foram descartados. 85 pessoas estão sendo monitoradas e 37 moradores já se recuperaram do vírus. Campo Mourão completou hoje um mês sem novos óbitos pela doença. Santos observou que a relação entre número de pacientes internados e que precisam de leitos, tanto de enfermaria como UTI, também diminuiu drasticamente no município. Para se ter ideia, apenas duas pessoas estão internadas na UTI-Covid da Santa Casa e uma na Enfermaria-Covid.
“No dia 31 de março tínhamos 5 casos de coronavírus, em 2 de abril começamos a considerar casos de pessoas internadas. Nossa curva segue uma inclinação, porém a taxa de pessoas que necessitam de leito de UTI e enfermaria só tem caído”, observou. Segundo ele, o município segue monitorando todos os casos, o que se intensificou após a retomada de alguns setores do comércio. Ele afirmou, que o período que antecedeu a reabertura do comércio, a cidade já tinha 30 casos e após a reabertura das lojas surgiram mais 16, o que significa que o comércio pode não ter influência no surgimento de casos.
“Ainda é necessário que a prefeitura continue segurando alguns setores, continue incentivando o uso de máscaras e regras de distanciamento social, porque só assim conseguiremos manter a situação estabilizada”, ressaltou, ao reforçar que o distanciamento social ‘ainda é o melhor remédio contra o vírus’. “Só saia de casa para fazer o estritamente necessário”, pediu.
O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (Cidadania), que também participou da live, destacou as medidas adotadas pela administração até o momento. Segundo ele, todo o trabalho feito foi ouvindo os Conselhos de Saúde e de Crise do Coronavírus com decisões ‘sempre técnicas e responsáveis’. “Estamos com a maior responsabilidade do mundo cuidando da população de Campo Mourão dentro daquilo que podemos fazer. Mas contamos com a colaboração de vocês”, frisou.