PRF apreende 166 filhotes de papagaios em Campo Mourão
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu 166 filhotes de papagaios (verdadeiros) nessa quinta-feira (6), em Campo Mourão. A apreensão aconteceu durante fiscalização de rotina na Avenida John Kennedy, no Lar Paraná.
As aves eram transportadas em um veículo Ford Fiesta, com placas de Ponta Grossa. Ele vinha da cidade de Umuarama. Na vistoria ao carro, os policiais encontraram as aves. Estavam em caixas plásticas forradas com pó de serra. Duas pessoas foram detidas e conduzidas à delegacia de Polícia Civil de Campo Mourão para os procedimentos cabíveis.
Já as aves foram encaminhadas ao Instituto Água e Terra (IAT) do município. As informações da PRF são de que os papagaios foram levados posteriormente à Unifil, em Londrina, onde serão reabilitados e devolvidos à natureza. A reportagem da TRIBUNA tentou ouvir o IAT sobre a apreensão. Porém, as ligações não foram atendidas. Também não houve retorno.
Ainda conforme informações, cada um dos que transportavam os animais foi multado em R$ 415.000,00, totalizando R$ 830.000,00. Além disso, responderão na esfera criminal por tráfico de animais silvestres e maus tratos. Se condenados, a pena prevista para este tipo de crime é de dois a cinco anos de prisão e multa (conforme valor já mencionado acima).
Após a apreensão das aves, os policiais rodoviários fizeram um mutirão e trataram dos bichos com papinha (alimento próprio para a espécie). “Tratamos delas na boca com a seringuinha”, informou um dos policiais que participaram da ação.