Cultura lança edital de incentivo a projetos culturais em Campo Mourão; confira

Um total de R$ 210 mil. Este é o valor do Fundo Especial de Promoção e Atividades Culturais (Fecpa), cujo edital foi lançado pela Fundação Cultural para o ano de 2024. Conforme o edital, as inscrições podem ser feitas até o dia 9 de setembro. O documento foi publicado no Órgão Oficial Eletrônico do município, na segunda-feira (12).

Pelo programa, serão selecionados 7 projetos, com valor máximo de R$ 30 mil para cada um. As inscrições podem ser feitas exclusivamente por meio de formulário on-line, disponível no link: https://tinyurl.com/2tns5x2n.

Poderão receber incentivos financeiros projetos nas áreas de Música e Canto; Dança; Teatro; Circo, Folclore, Tradições e Artesanato; Literatura, Biblioteconomia; Acervo e Patrimônio Histórico e Cultural, Museus e Centros Culturais, Pesquisa e Documentação, Preservação de Bens Culturais e Artísticos.

O objetivo do edital é universalizar o acesso aos bens e serviços culturais, além de democratizar a participação de todos os segmentos culturais. Será aprovado um projeto de cada área. Dentre as novidades para este ano está a não exigência de contrapartida financeira em cima do valor total do projeto e o depósito em parcela única, após a aprovação realizada pelas Comissões de Avaliação.

O edital proíbe a participação de servidores municipais; agentes políticos e de seus parentes até segundo grau; agentes culturais diretamente envolvidos na etapa do processo técnico e propostas, entre outras vedações.

Inscrição

O período das inscrições é de 9 de agosto a 9 de setembro pelo link: https://tinyurl.com/2tns5x2n. Apenas um projeto pode ser inscrito. Para se inscrever o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: arquivo digital do RG e CPF, portfólio comprovando pelo menos dois anos de atuação na área artístico cultural, apresentação do projeto, justificativa, cronograma de execução, relação dos integrantes do projeto, e cronograma físico-financeiro.

Independentemente da categoria, os projetos deverão apresentar, no mínimo, uma ferramenta/estratégia de acessibilidade (rampas, elevadores, corrimãos e guarda-corpos, piso tátil, braile, libras, audiodescrição ou outras tecnologias assistivas, que se adapte ao caráter da proposta, de forma a garantir a fruição da pessoa com deficiência.

Fases

O processo seguirá as seguintes fases: inscrições: até 9 de setembro; publicação da análise documental: 17 de setembro; recurso documental: 17 a 23 de setembro; homologação final: 27 de setembro; publicação da avaliação do mérito: 25 de outubro; recurso do mérito: 25 a 31 de outubro; e publicação do resultado final: 12 de novembro.

Serviço

Serão selecionados sete projetos culturais para receber apoio financeiro nas categorias:

  • Acervo e Patrimônio Histórico e Cultural;
  • Artes Visuais, Artes Gráficas, Filatelia, Design e Fotografia;
  • Circo, Folclore, Tradições e Artesanato;
  • Dança;
  • Literatura, Biblioteconomia;
  • Música e Canto;
  • Teatro.