Curso de Direito do Integrado tem melhor desempenho do Paraná
O curso de Direito do Centro Universitário Integrado tem o melhor desempenho do Paraná. A confirmação é do Ministério da Educação (MEC), que divulgou no início de abril as notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC).
“Tiramos nota máxima (5) e ficamos em 1º lugar entre as mais de 100 instituições públicas e privadas que têm essa graduação no Paraná. Também ficamos em 8º lugar no Brasil; entre 1.229 instituições que disponibilizam essa formação superior”, comemora o professor, doutor em Direito e coordenador do curso no Integrado, Robervani Pierin do Prado.
Entre os fatores que contribuíram para os resultados de excelência do curso de Direito do Integrado estão os professores atualizados com as últimas tendências e inovações do campo jurídico; a revisão e a constante atualização curricular para atender as demandas do mercado; a infraestrutura de ponta e as melhores práticas pedagógicas que aliam teoria e aprendizado com vivências reais.
“Esse resultado do MEC mostra que estamos no caminho certo. Essa nota 5 reflete a qualidade da educação oferecida e reafirma o compromisso de continuar com o trabalho sério e sempre almejando a melhor formação aos acadêmicos”, enfatiza Prado.
O que é e para que serve o CPC
O Conceito Preliminar de Curso é um indicador do Ministério da Educação e serve para verificar a qualidade das graduações no Brasil. O cálculo do CPC é feito mediante a combinação de diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. O resultado final varia de 1 a 5.
A nota do MEC é fundamental para a instituição de ensino superior; uma vez que ela é o grande referencial para que os estudantes tenham como avaliar a qualidade de um curso. Quanto mais alta for a nota, melhor será o nível de ensino oferecido pela instituição, que terá mais subsídios e argumentos para atrair novos estudantes.
A nota do MEC também certifica que a instituição está credenciada junto do Ministério e evita constrangimentos pessoais ou profissionais quando o diploma for solicitado para concursos ou para disputar as melhores vagas de trabalho.
Exemplos de sucesso
O curso de Direito no Centro Universitário Integrado começou em 2001. Cerca de 2 mil estudantes – de várias cidades e regiões do Brasil – concluíram os estudos e logo em seguida começaram a se destacar na profissão.
É o caso de Guilherme de Melo Sphair, que reside em Mamborê (PR) e por cinco anos fez o trajeto de 35 km até Campo Mourão, de ônibus, todas as noites. Enquanto cursava a graduação, ele participou de diversos estágios e congressos científicos, ficou em primeiro lugar nas Olimpíadas Jurídicas, teve uma das maiores notas do Enade no Paraná e alcançou a maior pontuação entre todos os graduandos do Integrado na outorga de grau de 2023.
“Logo após a formatura, recebi um convite para compor a equipe de assessores do Juiz de Direito com quem estagiei em 2022. O curso de Direito do Integrado é excelente e aprendi lições para a vida. O que mais me agradou foram os professores e a infraestrutura”, conta.
Opinião semelhante tem Danielle Maria Montilho, que concluiu a graduação em 2023, é analista judiciária do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e ficou em 1º lugar no concurso do TRT, superando 4.119 candidatos.
“O direcionamento e a disponibilidade de acesso aos professores foram os aspectos mais marcantes ao longo da graduação. O Integrado fez parte de forma muito significativa da minha trajetória, tenho orgulho de ser egressa e saber que o curso de Direito vem sendo reconhecido estadual e nacionalmente por sua excelência”, fala.
Diferenciais
Para compreender as razões que levaram o curso de Direito do Integrado a ter o melhor desempenho do Paraná, de acordo com o MEC, o professor Robervani Pierin do Prado listou alguns diferenciais.
O primeiro destaque envolve o corpo docente qualificado, estável e atento às inovações tecnológicas. Depois vem o atendimento personalizado ao estudante, com atenção individual e planejamento.
Em seguida, Pierin enfatiza o uso de proposta pedagógica inovadora baseada em situações e práticas reais [com assistência jurídica gratuita à comunidade], simulações para desenvolver a aplicação das leis, a argumentação e a resolução de problemas jurídicos complexos.
“A soma desses fatores contribui para que os estudantes vivenciem a profissão na prática e tenham diferenciais qualitativos para a vida”, complementa o coordenador do curso no Integrado.
Excelência reconhecida
O Centro Universitário Integrado também se destacou no Índice Geral de Cursos (IGC), durante as avaliações feita pelo MEC. A instituição de ensino superior de Campo Mourão obteve nota 4 e alcançou a maior pontuação da região Norte e Noroeste do Paraná.