Curso do TCE reúne prefeitos e técnicos de toda Comcam em Campo Mourão
Prefeitos, secretários, técnicos, controladores internos, e procuradores de prefeituras e Câmaras Municipais de toda a Comcam participam nesta sexta-feira (11) em Campo Mourão, de um curso sobre atos de pessoal, licitações públicas e contratos. Mais de 400 pessoas estão recebendo o treinamento, que será realizado durante doto o dia no auditório da UTFPR. O evento está sendo realizado em parceria entre a Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam).
O curso foi aberto pelo presidente do TCE, conselheiro Nestor Baptista e contou com a presença de 15 prefeitos da região, do deputado Federal Rubens Bueno (Cidadania), entre outras lideranças. Na ocasião, o presidente do TCE fez a entrega de troféus ao presidente da Comcam, Edenilson Miliossi; prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli; e ao deputado Federal, Rubens Bueno, em reconhecimento aos trabalhos prestados à sociedade.
Durante o evento, técnicos do Tribunal de Contas vão retirar dúvidas dos prefeitos sobre licitações e contratos públicos, terceirizações e atos com pessoal. É muito importante essa aproximação do Tribunal de Contas com os municípios do interior esclarecendo dúvidas dos prefeitos, ajudando a resolver problemas da gestão. Agradecemos muito o Tribunal de Contas pela parceria, falou o presidente da Comcam, Edenilson Miliossi, prefeito de Barbosa Ferraz.
Para o prefeito anfitrião, Tauillo Tezelli (Cidadania), a presença do Tribunal de Contas nos municípios vem para somar aos prefeitos. Nós sabemos o nosso dia a dia e a nossa dificuldade. Se não houver esta aproximação nós prefeitos vamos ter cada vez mais problemas, falou. Segundo ele, as prefeituras sofrem com dificuldades de pessoal e às vezes pessoas qualificadas para determinados cargos.
De acordo com o presidente do Tribunal de Contas, Nestor Baptista, o curso visa promover a discussão e a apresentação de soluções relacionadas a licitações públicas e contratos. Entre os pontos abordados durante o treinamento estão a aquisição de medicamentos e pneus, contratação na área de publicidade, iluminação pública, visitas técnicas do TCE, planilhas de custos, registro de preços e pregão. Semanalmente, os nossos técnicos estão em regiões do Estado levando conhecimento. São profissionais altamente capacitados, dos quais 95% possuem nível superior e temos 40% com mestrado ou doutorado, falou.
Ele acrescentou que Tribunal de Contas do Paraná já realizou a capacitação em 11 municípios do Paraná somente este ano, com público que varia de 300 a 700 pessoas. O Tribunal está levando informação e colhendo também. A gente pede que o pessoal participe e tire dúvidas. Às vezes a dúvida de uma cidade como Araruna ou Barbosa Ferraz é a solução de um problema para Campo Mourão e outros municípios, observou. Leia a reportagem completa na versão impressa da TRIBUNA deste sábado.