Data de festival e música da Unespar de Campo Mourão é definida; confira

Foi definida a data do XIII Festival Universitário de Música da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Será no próximo dia 25 de junho, no Teatro Municipal, a partir das 19h30, com a apresentação de 38 classificados para a fase final, entre todas as categorias.

O evento musical é aberto ao público, sendo que os convites podem ser garantidos preenchendo formulário disponível em: https://tinyurl.com/ymebz2ru. A distribuição dos ingressos será por ordem de preenchimento e envio do referido documento. Também haverá certificação para quem responder ao campo específico para esse fim.

Apesar de a entrada ser franca, os organizadores do evento solicitam, para quem puder e tiver interesse, a doação de 1 quilo de alimento não perecível ou o envio de qualquer valor, via Pix, à Cáritas Diocesana, que atende migrantes em Campo Mourão. Interessados em enviar a doação devem destinar à chave CNPJ 44.512.167/000107.

O festival

O Festival Universitário de Música da Unespar nasceu a partir do colegiado de Administração, impulsionado, na época, pelo professor João Marcos Borges Avelar, atual diretor do campus.

A comissão organizadora é presidida pelo professor Marcos Schebeleski, também do colegiado de Administração. Já a comissão julgadora é composta por pessoas ligadas à música no município.

Nesta edição, o evento é promovido em parceria com a Divisão de Extensão e Cultura da instituição, chefiada pelo professor Sérgio Luiz Maybuk, e com apoio da Diretoria de Cultura da universidade, cuja responsável é a professora Marcia Cristiane Dall’oglio de Moraes. De acordo com os organizadores, esse é um dos projetos de cultura mais importantes do campus da Unespar de Campo Mourão.

O festival é promovido com o objetivo de valorizar a expressão artístico-musical, proporcionar a integração da comunidade acadêmica entre Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais ou internacionais por meio da expressão musical, ampliar o espaço de difusão cultural no meio universitário e possibilitar a oportunidade para que novos talentos possam ser revelados.

Apresentações

A participação dos 38 classificados poderá ser individual ou em grupo, sendo que, pelo menos, um dos integrantes precisa ser vinculado a uma IES. Serão duas modalidades. A primeira, presencial, é composta por três categorias: interpretação I (nacional); interpretação II (internacional); composição própria.

Por sua vez, a segunda modalidade diz respeito à digital, cujas categorias são: videoclipe (nacional) e videoclipe (internacional). A premiação será mediante troféus, que serão destinados aos três primeiros colocados de cada uma das categorias.

Haverá, ainda, uma banda de música disponível para os candidatos que desejarem. Durante o evento, a plateia também poderá apreciar uma manifestação artística de dança do ventre, com as bailarinas Simone Lah Nut e Jamilah Said.