De pai para filho, há 59 anos Posto Andrade é referência em combustível em Campo Mourão e região

Neste 10 de outubro Campo Mourão completa 77 anos de emancipação político-administrativa. O crescimento da cidade está diretamente relacionado a empresários que acreditaram e continuam acreditando no futuro do município. E aqui investem, gerando emprego e renda. Entre as empresas nesta linha de frente está o tradicional Posto Andrade, comandado há 14 anos pelo empresário Theodoro Andrade Filho.

A história do “Andrade” se confunde com a de Campo Mourão. A empresa está prestes a completar 60 anos no dia 5 de janeiro de 2025. “Nosso primeiro dia de atividade foi 5 de janeiro de 1965. Começamos em uma época que Campo Mourão era toda de terra ainda. Acho que nem a Avenida Capitão Índio Bandeira tinha asfalto”, lembra Theodoro Filho ao comentar que o negócio iniciado pelo pai, Theodoro Andrade, in memoriam, na década de 60, consolidou-se em Campo Mourão pela honestidade, seriedade e respeito da família no atendimento aos clientes.

Para se ter ideia, o Posto Andrade mantém até hoje o mesmo CNPJ criado em 1965, em sua fundação. “O trabalho que meu pai fez durante estes anos foi pautado em honestidade e eficiência. Eficiência dentro daquilo que ele aprendeu tratando muito bem as pessoas. Meu pai era um homem muito educado. Viveu em Campo Mourão por quase 70 anos sem qualquer inimizade na cidade. No caso da honestidade, sempre vendeu produto de qualidade”, diz Theodoro Filho.

O empresário comenta que se sente orgulhoso em fazer parte da história de Campo Mourão. “Apesar de todas as dificuldades lá atrás, hoje a empresa está consolidada. Este mais de meio século de funcionamento mostra que criamos raízes e fazemos parte da história de Campo Mourão. Criei meus filhos aqui. Estudei aqui. Nossas raízes são daqui. Minha mãe está até hoje pelas ruas dirigindo carro. Às vezes ‘trancando’ o movimento, mas todo mundo conhece ela. E ninguém briga ou desrespeita ela”, comenta rindo o empresário. “Isso é a história da cidade e sentimos muito orgulho de fazer parte disso”, complementa.

O Posto Andrade foi erguido com muito trabalho e perseverança de Theodoro pai. No início eram muitas as dificuldades. A gasolina e o óleo diesel por exemplo, eram buscados em São Paulo. E a maior parte do trajeto era estrada batida de terra. Cada viagem era uma verdadeira luta. Theodoro Filho recorda que à época, quando chovia, o posto, assim como toda a cidade, se transformava em um barro só. “Só andava com bota de borracha com cano até o joelho”, lembra. Já quando fazia seca era o contrário. O pó é que ‘tomava’ conta de tudo. Mas todas essas entre outras adversidades não fizeram com que a família desistisse do empreendimento. Pelo contrário, não precisou muito tempo e a empresa passou a ser reconhecida como o melhor posto de combustíveis de Campo Mourão e região. O Andrade é referência até os dias atuais.

Posto Andrade foi erguido com muito trabalho e perseverança de Theodoro Andrade (in memoriam). Hoje é comandado por Theodoro Filho – Foto: Walter Pereira/Tribuna do Interior

Único local

Desde sua fundação, o Posto Andrade sempre funcionou no mesmo local, na Rua Miguel Luís Pereira, 1.496, em frente ao trevo de entrada do Jardim Lar Paraná. É também o posto mais antigo com o mesmo proprietário em Campo Mourão. Atualmente emprega 35 funcionários. E pasmem, a empresa abastece, mensalmente, 600 mil litros de combustíveis, uma média diária de 20 mil litros. É na verdade um senhor posto.

Theodoro Filho diz que é uma responsabilidade ‘imensa’ dirigir a empresa que leva o nome da família e tem como referência direta o pai, seo Theodoro. “Ao mesmo tempo nos sentimos orgulhosos e honrados de ter um pai como o meu e ter deixado este legado. A gente tem que ser muito firme para dar continuidade ao legado dele porque hoje em dia a desonestidade é muito grande em todos os setores. Então, somos responsáveis por um legado fora de sério”, comenta.

História

Com 59 anos de atividade, o Posto Andrade foi fundado por Theodoro Andrade, aos 32 anos. Filho de família descendente de portugueses, ele veio de Andirá à região em 1955. Na época atuava no ramo de extração e comercialização de madeira bruta.

O sangue de empreendedor corria nas veias de seo Theodoro. Cinco anos depois de chegar à região, radicado em Pinhalão, hoje município de Farol, passou a comercializar cereais para Maringá, cidade para onde viajava rotineiramente. No trajeto, passava pela Avenida Presidente John Kennedy. Ao final da via sempre ‘namorava’ um terreno baldio tomado pelo mato. Já de caso pensado, em 1963 adquiriu a área. No ano seguinte, em 1964, iniciou a construção das primeiras instalações do Posto Andrade, inaugurado no dia 5 de janeiro de 1965. Na época, Campo Mourão tinha apenas cinco postos de combustíveis.

Com o passar dos tempos, adquiriu terrenos vizinhos e aumentou as instalações da empresa que atualmente ocupa uma área de 7.700 metros quadrados. Hoje o “Andrade” conta com modernas instalações. Além de combustíveis, comercializa também óleo lubrificantes de motores, fluídos de freios entre outros, todos produtos da linha Petrobras.