Delegacia da Mulher de Campo Mourão apresenta resultados da ‘Operação Átria’
A Delegacia da Mulher de Campo Mourão apresentou, nesta terça-feira (9), os resultados da “Operação Átria”. A ação coordenada foi realizada no decorrer de março, mês destinado à intensificação de combate à violência contra as mulheres, tanto no município quanto na região que também é atendida pela delegacia – Farol, Janiópolis, Luiziana e seus respectivos distritos.
Como resultado da operação, no decorrer de março, foram apuradas 27 denúncias, aplicadas 33 medidas protetivas de urgência e feitas 4 prisões decorrentes de mandados de prisão, sem considerar as prisões em flagrante, conforme ressaltou Luiza Perez Moraes, delegada responsável pela Delegacia da Mulher de Campo Mourão. Tiveram, ainda, 136 vítimas atendidas e 1.636 diligências feitas.
Luiza avaliou a operação como um “grande sucesso”. “Não apenas em Campo Mourão, mas no Estado inteiro do Paraná”, disse, ao enfatizar que a campanha deve ser permanente, indo além apenas do mês de março. “A violência doméstica e familiar contra a mulher é uma questão de origem histórica, a qual deve ser tratada em diversas frentes. A repressão a esses crimes é essencial e é o escopo de atuação da Delegacia da Mulher, trazendo uma sensação de segurança e justiça às mulheres vítimas”, emendou.
A delegada também mencionou a importância das ações educativas e informativas para que, no futuro, seja possível a população viver em uma sociedade mais igualitária e segura para todas as mulheres.
Mobilização da sociedade e palestras educativas
Além da atuação da equipe da delegacia em casos envolvendo violência doméstica e familiar, também foram feitas mobilizações e palestras educativas. Uma das palestras foi promovida na Igreja Nossa Senhora do Caravággio, de Campo Mourão, no Dia da Mulher (8 de março), a convite do padre Nilson, reunindo um público prioritariamente feminino de cerca de 130 pessoas. O tema abordado foi “As atribuições da Polícia Judiciária no Contexto da Violência Doméstica e Familiar”.
Na ocasião, a delegada falou a respeito da criação do Dia Internacional da Mulher, da evolução dos direitos das mulheres, da Lei Maria da Penha, diferenciando os tipos de violência constantes na lei. Ademais, Luiza apresentou o ciclo da violência e o atendimento na Delegacia da Mulher de Campo Mourão, incluindo os tipos de Medidas Protetivas de Urgência que podem ser solicitadas, bem como os índices da violência no país, ressaltando a importância da denúncia e os canais de atendimento.
Também foi feito um “Aulão de Defesa Pessoal”, em parceria com uma academia de luta e treinamento do município, de forma gratuita e aberta às mulheres da comunidade, com um público de cerca de 40 pessoas. Por fim, houve a ação noturna da campanha “Mulher Tranquila no Rolê”, com a distribuição, pelos policiais atuantes na delegacia, de aproximadamente 400 leques informativos, com dicas de segurança e canais de atendimento.