Delegada da Mulher de Campo Mourão será transferida para outra comarca

A delegada Luiza Perez Moraes deixará a Delegacia da Mulher de Campo Mourão nesta quinta-feira (20). Após comandar o órgão vinculado à Polícia Civil do Paraná por pouco mais de um ano, Luiza assumirá a Delegacia da Mulher e do Adolescente de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. “Além de ser uma ótima oportunidade para a minha carreira, poderei ficar um pouco mais perto da minha família”, afirmou ela, que veio do Rio Grande do Sul.

Em entrevista à TRIBUNA, a delegada lembrou de sua trajetória na Comarca de Campo Mourão, onde teve a primeira lotação desde que assumiu o cargo de delegada de polícia. “Desde o início prezamos por um trabalho sério e comprometido com as mulheres, crianças e adolescentes das cidades de Campo Mourão, Farol, Luiziana e Janiópolis”, disse.

Além disso, a Luiza destacou o importante diálogo estabelecido entre a unidade policial e a rede de proteção local. Ela participou de diversas reuniões e discussões, com o objetivo de melhorar o fluxo de comunicação entre os serviços da rede, garantindo mais celeridade e oferecendo um serviço de qualidade à população.

Entre as diversas atividades que marcaram o cotidiano da delegacia, ela enfatizou a importância da disseminação de informações como mecanismo de prevenção de situações delituosas. “Foram diversas palestras, rodas de conversa, entrevistas e eventos, visando sempre informar a população sobre os serviços prestados e, principalmente, conscientizar sobre a problemática da violência contra a mulher, ainda existente em nossa sociedade”, pontuou.

Luiza acredita que, ao longo de sua atuação no órgão, contribuiu para estruturar a delegacia, possibilitando que o local se tornasse um ambiente acolhedor e com o efetivo necessário para atender às demandas da comarca. Conforme ressaltou, com profissionais sérios e qualificados, foi possível aprimorar o atendimento às questões de violência doméstica e familiar, tema considerado sensível. “Um dos grandes desafios enfrentados foi o de demonstrar a existência de uma delegacia da mulher efetiva na cidade”, disse.

Ela acrescentou que a violência contra mulher, crianças e adolescentes é uma situação culturalmente enraizada na sociedade. “Para que possamos construir um local seguro para todas as pessoas, é necessário trazer essa pauta nas discussões entre amigos, colegas de trabalho, família e outros. É necessário entender que ‘em briga de marido e mulher, mete-se a colher, sim’, realizando uma releitura do antigo ditado popular”, salientou, ao ressaltar a importância da denúncia, a qual pode ser realizada diretamente na delegacia, de forma on-line e, até mesmo, anonimamente.

A delegada aproveitou para agradecer a toda a equipe da Delegacia da Mulher de Campo Mourão pelo empenho, dedicação e compromisso com os trabalhos realizados. “De nada adiantaria eu chegar com vontade de fazer a diferença, se não tivesse uma equipe extremamente comprometida trabalhando comigo”, expressou.

A profissional pontuou, ainda, que sente orgulho de ter atuado no município. “Saio da delegacia e da cidade orgulhosa do trabalho desenvolvido por toda a equipe e com a certeza de que este seguirá sendo realizado com excelência”, afirmou. Com a transferência de Luiza, o comando da Delegacia da Mulher de Campo Mourão será assumido pela delegada adjunta da 16ª Subdivisão Policial.