Dengue: boletim atualizado aponta 54 notificações e 34 casos prováveis na região
Boletim atualizado da dengue divulgado nessa terça-feira (29), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), aponta que as notificações na região da Comcam aumentaram para 54 e 34 casos prováveis (suspeitas que aguardam confirmação laboratorial). A região se manteve com duas confirmações em relação à semana passada, sendo em Goioerê (1) e Roncador (1).
Os dados são referentes ao novo período sazonal da doença, que teve início em 30 de julho. As notificações foram registradas em Araruna (2), Barbosa Ferraz (7), Campo Mourão (16), Goioerê (5), Iretama (9), Janiópolis (3), Quinta do Sol (9) e Roncador (3).
Na área da Comcam, os municípios vêm mantendo intensificadas as ações de combate ao Aedes aegypti, como trabalhos de campo dos agentes de endemias, campanhas de recolhimento de lixos que podem servir de criadouros do mosquito, arrastões, entre outras.
Paraná
No Paraná, conforme a Sesa, foram registrados 197 novos casos em uma semana, totalizando 385. As notificações somam 3.383. Este é o 2º informe epidemiológico publicado pela Vigilância Ambiental da Sesa, que registrou também 1.886 casos em investigação e 1.112 descartados.
De acordo com notícia publicada pela Agência Estadual do Governo do Paraná, dos 399 municípios, 62 apresentaram casos autóctones (quando a doença é contraída localmente) e 219 tiveram notificações. As regionais com mais casos confirmados neste novo período sazonal são Maringá (96), Londrina (66), Foz do Iguaçu (62), e Paranaguá (47).
Chikungunya
O mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão, além da dengue, de zika e chikungunya. Durante este período não houve confirmação de casos de zika, somente duas notificações e nenhum caso ou óbito confirmados. O novo boletim segue com dois casos confirmados de chikungunya, sendo um autóctone. Desde o início do período sazonal, já houve o registro de 44 notificações.