Diocese de Campo Mourão recebe terreno para capela dos Pastorinhos de Fátima

Foi feita, na manhã desta segunda-feira (5), a entrega do terreno em que será construída uma igreja dedicada aos santos Pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto, assim como um espaço religioso consagrado à Nossa Senhora de Fátima. A área está localizada no Jardim Ecoville, em frente ao Hospital Santa Casa, e foi doada à Diocese de Campo Mourão pelas famílias Gurgel e Fiorese.

Participou do momento, como último ato na Diocese de Campo Mourão, o bispo Dom Bruno Elizeu Versari. Além disso, também estiveram presentes o padre Adilson M. Naruishi, um dos idealizadores do projeto, o vigário geral, Genivaldo Barboza, autoridades municipais e representantes de outras entidades.

O espaço religioso terá seis mil metros quadrados. “As famílias doaram três mil metros, e a diocese se comprometeu a comprar os outros três mil metros”, disse o padre Adilson. O sacerdote explicou que o objetivo não é construir apenas o templo religioso, mas também um espaço social.

“Além de cuidar espiritualmente das pessoas, também teremos a dimensão caritativa”, falou, sempre relacionando à vida dos santos Pastorinhos. “Eles compreenderam desde o início que um jeito de se aproximar do coração de Deus é pela caridade. Existem relatos de que eles eram muito caridosos; repartiam e doavam os lanches deles para as crianças mais pobres”, contou. O religioso disse que esse local social vai comportar inicialmente três atendimentos.

Será disponibilizado um espaço de fornecimento de enxoval para as crianças carentes que nascerem na Santa Casa; hospedaria para acolher famílias de pacientes que estão internados no hospital, em forma de casa de repouso, para que as pessoas possam pernoitar no local; ponto de apoio turístico do Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, que está sendo implementado em Campo Mourão e cidades vizinhas, tanto para peregrinos quanto para instalação dos serviços administrativos do projeto de turismo religioso.

Na ocasião, também foi anunciado que todo o projeto de execução da capela e do centro social será doado pela arquiteta Elizangela Gurgel. “Agora, o terreno já é da diocese. Tendo o projeto pronto, nós vamos voltar a ter um diálogo com Fátima, em Portugal, que, quando eu estive lá, em dois mil e dezoito, foi oferecida uma parceria e nos ajudar de alguma forma”, falou.

Também serão feitas campanhas junto às famílias mourãoenses para arrecadar fundos e dar início à obra. O padre Adilson estima que a conclusão de todo o espaço deve acontecer em quatro ou cinco anos. “Vai depender das arrecadações que nós conseguirmos fazer a partir de agora”, destacou.

Iniciativa

Desde que a canonização dos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto, foi aprovada, em 2017, os padres Adilson e Jurandir, ambos da Diocese de Campo Mourão, passaram a mobilizar a cidade para que fosse criado um marco, para simbolizar esse feito.

Daquele momento para cá, a ideia dos sacerdotes era a de construir uma capela, e eles foram em busca de doações. Entre as possibilidades, as famílias Gurgel e Fiorese ofereceram esse terreno no loteamento Ecoville, que agora pertence à diocese.

Despedida de Dom Bruno da Diocese de Campo Mourão

A missa oficial em ação de graças e homenagem pelo ministério de Dom Bruno na Diocese de Campo Mourão aconteceu nesse sábado (3), na catedral São José. O momento lotou a igreja, contando com representação significativa de padres e religiosos participando da missa, assim como diáconos, seminaristas e representantes das paróquias da diocese, além dos fiéis em geral.

“Eu quero agradecer muito, muito mesmo, a todos vocês, estou vendo que vieram de várias paróquias, muito obrigado pela presença de vocês”, agradeceu o bispo no início da celebração. “Aprendi muito com vocês, e a graça de Deus é que nos conduz”, acrescentou.

As cerimônias de despedida de Dom Bruno já vêm sendo feitas desde que a confirmação da transferência dele de diocese foi feita, no início do mês de junho. Assim, para marcar o ministério do bispo ao longo dos 7 anos na Diocese de Campo Mourão, várias paróquias da região fizeram as celebrações de despedida em suas próprias cidades.

Já na quinta-feira (1ª de agosto), os padres e os diáconos da diocese participaram de uma missa privada com Dom Bruno. O momento também serviu para celebrar o Dia do Padre, comemorado nesse domingo (4).

O padre Adilson aproveitou o espaço para expressar, em nome de todos os religiosos e fiéis, gratidão ao bispo. “O nosso agradecimento ao Dom Bruno, por ele ter estado conosco durante todo esse tempo, por ter sido esse pastor zeloso com a nossa igreja, tanto na dimensão pastoral quanto na administrativa”, falou, desejando sucesso nessa nova missão que o líder religioso assumirá a partir do próximo sábado (10), na Catedral Sant’Ana de Ponta Grossa.

A celebração realizada nesse sábado (3) lotou a Catedral São José de Campo Mourão

Serviço

Os interessados em conhecer a história dos Pastorinhos da Virgem de Fátima e como eles foram canonizados podem acessar o site da Agência Brasil, por meio do link: https://tinyurl.com/3my5dscu. A missa de despedida de Dom Bruno, que teve transmissão ao vivo nos canais oficiais da Diocese de Campo Mourão, também pode ser assistida pelo Facebook: https://tinyurl.com/yc5nwvbj

Veja mais fotos: