Dois itens são furtados do acervo do Museu Municipal de Campo Mourão

O Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, de Campo Mourão, foi alvo de furto, nessa quinta-feira (20). O suspeito teria levado uma arma de pequeno porte e uma máquina fotográfica digital profissional antiga que estavam protegidos por expositor de vidro temperado e cadeado na sala de coleções. O autor e os artigos subtraídos, que pertencem ao patrimônio público do município, ainda não foram localizados.

O crime teria ocorrido no meio da tarde, momento que havia grande fluxo de visitantes no museu. De acordo com o coordenador do espaço, Jair Elias dos Santos Júnior, quando ele entrou na sala de coleções, onde o acervo fica exposto para visitantes, notou que os cadeados das vitrines estavam fora do lugar e sentiu falta de uma máquina fotográfica.

De imediato, ele chamou o vigia do estabelecimento, que estava prestando atendimentos em outra sala, o qual informou ter notado a presença de um suspeito no local, por estar segurando uma sacola grande, minutos antes.

Ao checarem o livro de presença do museu, verificaram que o mesmo homem já havia ido ao local no início da semana passada. Diante disso, Júnior e o vigia acessaram as câmeras de segurança internas do prédio e viram que o suspeito teria entrado em uma sala e saído, pouco tempo depois, olhando algumas obras no corredor, o tempo todo com a sacola no antebraço.

Em seguida, o indivíduo teria retornado para a sala, ficando por mais de 3 minutos sozinho no interior. Nesse meio tempo, ele foi até a porta do espaço, olhou para o corredor e retornou. Posteriormente, o rapaz saiu rapidamente do estabelecimento com a sacola.

Júnior destacou que todos os itens do museu são patrimônio público e que as equipes de investigação estão em busca do suspeito e da recuperação dos objetos. “O museu é um espaço seguro. Tudo o que está lá dentro é patrimônio público, e a Polícia Civil vai fazer o seu papel”, disse.

Conforme o coordenador, preocupa o fato de a arma, sem funcionamento, poder ser usada como simulacro de arma de fogo em situações criminosas. Essa era a única arma que estava exposta no local.

Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Polícia Civil de Campo Mourão assim que foram constatados os furtos. O caso segue em investigação, sendo que ainda não foram encontrados o autor e os objetos furtados.