Dom Bruno integra comitiva de bispos que vão a Roma neste domingo
O bispo diocesano de Campo Mourão, Dom Bruno Elizeu Versari, vai integrar a comitiva de 22 bispos da Regional Sul 2 da CNBB que neste domingo (16), viaja para Roma para a tradicional Visita Ad Limina Apostolorum ao Papa Francisco, de 17 a 27 de fevereiro. Trata-se de uma atividade, prevista pelo Código de Direito Canônico, que os bispos, organizados por regionais ou países, realizam geralmente a cada cinco anos.
“É uma espécie de prestação de contas que fazemos ao Papa, levando nossos relatórios sobre a caminhada da igreja em cada diocese para que ele possa também estar informado sobre a igreja no mundo”, explicou Dom Bruno, durante entrevista à Rádio Musical FM na manhã desta sexta-feira (14).
Em latim, Ad Limina Apostolorum significa “no limiar dos apóstolos”. “Os bispos de hoje, que são os sucessores dos apóstolos, vão estar no limiar, na soleira, às portas das basílicas dos apóstolos Pedro e Paulo, na diocese de Roma, que é presidida pelo sucessor primeiro de Pedro, o Papa”, sintetizou o bispo. O encontro com o Pontífice será no dia 24.
A última visita Ad Limina dos bispos do Paraná aconteceu há quase 10 anos, em novembro de 2010, por isso, para 10 bispos da comitiva, será a primeira vez, como é o caso de Dom Bruno, que foi ordenado em 2017. “Estou na expectativa e porque não dizer, emocionado com essa oportunidade”, disse Dom Bruno.
Segundo ele, os 10 dias de visita são precedidos por um longo período de preparação, que inclui a elaboração e envio do relatório. “Preparar o relatório serve também para o próprio bispo avaliar a caminhada da igreja e auxiliar em sua programação pastoral”, observa o bsipo.
A programação nos 10 dias de visita terá três momentos fundamentais, prescritos em diretório: a peregrinação ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo; o encontro com o Papa e os contatos com os Dicastérios da Cúria Romana.