Douglas diz que chegou ‘hora de retribuir experiência na política’ à população de Campo Mourão

A TRIBUNA inicia nesta quarta-feira (11) uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito em Campo Mourão e região. Os concorrentes foram entrevistados por meio de perguntas enviadas a eles, cujo prazo de retorno foi encerrado. A partir da publicação da primeira entrevista, conforme já explicado aos candidatos, não serão mais aceitas respostas encaminhadas. As entrevistas estão sendo publicadas pelo jornal por ordem alfabética com nomes dos concorrentes e cidades, sendo iniciadas por Campo Mourão, cidade polo da Comcam. No município, três nomes concorrem à prefeitura: o deputado estadual Douglas Fabrício (Cidadania), entrevistado desta quarta; Edoel Rocha (PV), e Rodrigo Salvadori (PP). As Eleições deste ano serão no dia 6 de outubro.

Douglas Fabrício tem como candidata a vice a atual vice-prefeita, Fatima Nunes. Eles compõem a chapa “Cidade Forte e Unida! Avanço e Inovação”, apoiada pelos partidos Federação Cidadania PSDB, PSD, MDB, Republicanos, Podemos, União Brasil, PDT, PRD e Avante. O grupo tem nove chapas que disputam a Câmara Municipal, totalizando 110 candidatos. O deputado disse que ‘chegou a hora de retribuir à população’, sua experiência na política, se referindo a projetos e ações que melhorem a vida das pessoas. Para isso, afirmou que tem o apoio de Fátima Nunes que ‘ajudara muito’. “Ela é preparada. Tenho certeza que juntos faremos muito por Campo Mourão. Terá um papel importante no nosso mandato”, disse o deputado.

Na entrevista, Douglas fez um apanhado de suas propostas para Campo Mourão e falou dos desafios em algumas áreas. Informou, por exemplo, que seu plano de governo contempla todas as áreas. Porém, priorizará, caso eleito, a área da Saúde e cuidado das crianças e idosos. O candidato disse ainda que o Meio Ambiente e a Sustentabilidade têm um ‘capítulo à parte’ em seu plano de governo, que prevê elaborar e executar um Plano de Segurança dos Recursos Hídricos municipal, proteger e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, implementar o Plano de Arborização Urbana, Elaborar um estudo de viabilidade ambiental para a implantação do novo cemitério municipal, entre outros.

O candidato já disputou sete eleições em sua carreira política, sendo eleito 5 vezes deputado estadual. Ele também já concorreu à prefeitura de Campo Mourão em 2004, quando perdeu por uma diferença de apenas 281 votos a Nelson Tureck, hoje seu aliado político. Foi também secretário Estadual do Esporte e Turismo do Paraná. “Por onde passei tive a oportunidade de aprender muito, tanto em minha vida profissional como pública, sempre pautando pelo bom trabalho, atendendo às necessidades das empresas e pessoas com quem trabalhei, bem como ajudando a melhorar a vida das pessoas através do meu trabalho na vida pública”, acrescentou. Leia a entrevista completa abaixo.

Tribuna do Interior – Quem é Douglas Fabrício?

Douglas Fabrício – João Douglas Fabrício é paranaense nascido em Roncador, região de Campo Mourão, filho do senhor Diamiro Fabrício e dona Cecília Rodrigues Fabrício, irmão da Dinéri e do José Augusto, pai do Gabriel e do Fernando, tio da Eloá. Atualmente é deputado Estadual do Paraná da região de Campo Mourão, sendo que minha trajetória política sempre foi marcada pelo trabalho constante e incansável em prol dos Municípios do interior do Estado e de todos os paranaenses que mais necessitam da atuação política.

Qual sua formação acadêmica?

Graduado em Administração pela Fecilcam, atual Unespar, com pós-graduação em Recursos Humanos e Desenvolvimento Gerencial.

Porque o senhor colocou o nome na disputa à prefeitura de Campo Mourão?

Ao longo de todos estes anos trabalhando na iniciativa privada desde pequeno em diversas áreas, participando da política com mandatos de deputado e secretário de Estado, ajudando tantas cidades, aprendi muito com vários bons exemplos de gestão, como a atual do Tauillo e tantos outros pelo Paraná a fora. Sempre recebi muito apoio do povo de Campo Mourão. Agora chegou a hora de retribuir à população, com minha experiência, dedicação e muito trabalho para fazer com que a cidade continue crescendo e sendo forte e unida, avançando e inovando em todas as áreas. Para isso, junto com a Fátima Nunes, contamos com a força política dos mandatos de vários deputados, a começar pelo Marcio Nunes, Alexandre Cury, Soldado Adriano José, Beto Preto, Beto Richa, Tião Medeiros, Sérgio Souza, e o nosso amigo e governador Ratinho Junior.

Como foi elaborado seu plano de governo?

Ouvindo a comunidade, lideranças locais de vários setores, técnicos das diversas áreas, levando sempre em consideração as ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas.

Qual sua principal bandeira?

O plano de governo contempla todas as áreas. Porém, priorizaremos no início do mandato, o maior cuidado com a área da Saúde, mas a essência do mandato será cuidar das crianças e dos nossos idosos.

Em sua opinião, qual a maior carência hoje do município?

A cidade com o prefeito Tauillo e sua equipe, avançou muito nos últimos anos em todas as áreas, se transformando em um verdadeiro canteiro de obras, agora nosso desafio prioritário será avançar no maior cuidado com as pessoas, especialmente na área da saúde, mantendo o avanço na tecnologia para melhorar a segurança e também trânsito.

Como o senhor avalia o município de Campo Mourão atualmente?

Campo Mourão com Tauillo a frente da gestão do município vive um bom momento, com boa e forte articulação política junto ao governo do estado, grandes investimentos públicos acontecendo, união das principais lideranças políticas da cidade, envolvimento da sociedade organizada e crescimento a olhos vistos, tanto que, aumentou o número de habitantes, superando a barreira dos 100 mil habitantes. Nosso desafio será manter esse bom momento e avançar em todas as áreas, sempre com o objetivo de melhorar a vida das pessoas que aqui vivem.

Hoje uma das principais reivindicações da comunidade é a melhoria no transporte público urbano. Qual sua proposta para a solução deste problema?
Mobilidade urbana é uma das nossas prioridades. Um estudo sobre este tema já está em andamento, incluindo a possibilidade da gratuidade do transporte público municipal. Atender bem a nossa gente que precisa desse serviço será primordial, pois sei bem desta necessidade, por muitos anos, utilizei deste tipo de transporte para ir trabalhar e estudar aqui em Campo Mourão.

Quais são suas estratégias para enfrentar os desafios da Saúde pública na cidade?

Humanizar o atendimento na área de saúde é o nosso foco principal. Para atingir este objetivo, utilizaremos algumas estratégias: criar novo pronto atendimento 24 horas na região do grande Lar Paraná já no primeiro ano do mandato e assim irá melhorar o atendimento na UPA (Asa Leste), resolver a situação da Santa Casa de forma definitiva, fortalecer a parceria com o governo do estado para novos investimentos em novas unidades nos bairros e especialmente no novo AME – Ambulatório Médico de Especialidades-, que está sendo construído e terá 37 novos consultórios para os médicos especialistas atenderem a população. Além disso, informatizar todo o processo de atendimento, consultas, exames, agilizando e facilitando a vida de quem precisa da saúde.

Se eleito, como o senhor planeja tratar a Educação e quais serão suas prioridades para as escolas municipais?

A Educação é a mãe de todas as demais áreas. Cuidar das nossas crianças e adolescentes será minha missão principal. Valorização dos nossos educadores, investimentos em novas tecnologias facilitando o aprendizado, oportunidades de capacitação e aprimoramento para a equipe escolar, melhoria contínua em nossas instalações educacionais, ampliação de vagas para as crianças em CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil, ampliação de vagas em tempo integral e alteração de horário para melhor atender a comunidade.

A Guarda Municipal é outra reivindicação da sociedade. O senhor tem alguma proposta para essa demanda?

Em todas as pesquisas que fiz para elaborar o plano de governo, em nenhum momento me reivindicaram guarda municipal, mas a segurança pública terá toda minha atenção e parceria junto com o governo do estado e as forças de segurança para deixar a nossa cidade ainda mais segura, investindo em novas e modernas tecnologias, como já vem acontecendo em países de primeiro mundo, bem como em algumas cidades no Brasil, que mais avançaram e melhoraram nesta área.


Qual é o seu canal preferido para receber nossas notícias de Campo Mourão e região?

Ver resultados

Carregando ...Carregando ...

Qual é o seu plano para o enfrentamento das questões ambientais e de sustentabilidade local?

Meio Ambiente e Sustentabilidade tem um capítulo à parte em nosso plano de governo, prevendo elaborar e executar um Plano de Segurança dos Recursos Hídricos municipais, proteger e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, implementar o Plano de Arborização Urbana, Elaborar um estudo de viabilidade ambiental para a implantação do novo cemitério municipal, instalar novos pontos de entrega voluntária de resíduos volumosos e eletrônicos, ampliar e desenvolver melhorias aos serviços de saneamento urbano, elencando resíduos sólidos, esgotamento sanitário, água tratada e drenagem urbana.

Como o senhor pretende promover a participação cidadã e a transparência na gestão municipal?

Fortalecendo os conselhos das mais diversas áreas, mantendo um canal aberto com a comunidade através de audiências públicas e prestação de contas do nosso trabalho pelo nosso projeto prefeito nos bairros. Manter uma boa e proveitosa relação em benefício da população com as entidades e clubes de serviços.

Quais são suas estratégias para apoiar o pequeno empreendedor e o comércio local?

A nossa experiência no Sebrae por vários anos nos ensinou muito a importância dos pequenos negócios. Na prefeitura não será diferente, tudo o que a lei permitir para apoiar e ajudar os empreendedores locais será feito.

Quais são suas estratégias para apoiar os agricultores do município?

A nossa experiência na Coamo por mais de 12 anos, nos ensinou muito a importância do nosso agronegócio. Manter as estradas rurais em condições de trafegabilidade, fortalecer as parcerias com secretaria estadual de agricultura, com as cooperativas locais, com os feirantes, com as nossas universidades serão algumas de nossas estratégias para apoiar o setor.

Qual sua opinião sobre a Zona Azul?

Nos últimos anos Campo Mourão ultrapassou a marca de 80 mil veículos automotores, para uma população de mais de 103 mil habitantes, a cidade vem crescendo em todas as áreas, isso impõe novos desafios. A Zona Azul, apesar de ser lei já antiga, é um desses desafios. Estou ouvindo da comunidade algumas sugestões e como prefeito, vou discutir com a empresa operadora do serviço, ajustes para melhorar o sistema.

Comente sobre a sua atuação na vida pública e profissional?

Comecei bem cedo a minha vida profissional, trabalhando de zelador em loja, garçom em lanchonete, estagiário na Caixa Econômica, auxiliar de escritório contabilidade, funcionário contratado do Banco Brasil, Coamo (onde exerci diversas importantes funções), Sebrae como consultor, Fecilcam, hoje Unespar, como professor contratado, até começar a participar da política disputando eleições. Já disputei 7 eleições em minha vida política, sendo eleito 5 vezes para deputado estadual, também fui Secretário Estadual do Esporte e Turismo do Paraná. Por onde passei tive a oportunidade de aprender muito, tanto em minha vida profissional como pública, sempre pautando pelo bom trabalho, bom relacionamento, atendendo às necessidades das empresas e pessoas com quem trabalhei, bem como ajudando a melhorar a vida das pessoas através do meu trabalho na vida pública.

Caso o senhor seja eleito prefeito de Campo Mourão, o que a população pode esperar de Douglas Fabrício?

Ao longo de toda minha vida até aqui, sempre pautei pelo bom trabalho e respeito às pessoas, procurando desde meu primeiro emprego de zelador de loja, por todos os lugares onde me deram oportunidade, fiz sempre o melhor, na política não foi diferente, honrei cada voto com muito trabalho e dedicação a causa de bem representar e defender melhor qualidade de vida para a população. Como prefeito será assim também, montar uma boa equipe e junto com a minha vice Fátima Nunes, vamos cuidar da cidade e trabalhar para implantar os bons projetos de nosso plano de governo, melhorando cada vez mais a vida das pessoas que aqui vivem.