Educação de CM fará terceira entrega de kits alimentação escolar
A terceira entrega dos kits de alimentação escolar do município de Campo Mourão será realizada dias 1º e 2 julho (1ª etapa) e dias 5 e 6 de julho (2ª etapa). O sistema foi organizado para evitar aglomeração nas unidades de ensino. A aquisição e distribuição fazem parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar. O plano de fornecimento é elaborado e coordenado pela Divisão de Alimentação Escolar (DIALE), por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Para esta etapa 7.332 pais ou responsáveis de estudantes solicitaram os kits. Segundo a nutricionista da DIALE, Simone Hoffman, para a distribuição, os gestores entrarão em contato com os pais e responsáveis dos alunos acerca dos dias, locais e horários de distribuição, obedecendo às recomendações do Ministério da Saúde necessárias neste momento de Pandemia do Covid-19.
“Cada unidade de ensino contará com uma equipe responsável por receber os alimentos, realizar a montagem e distribuição dos kits. Essas equipes foram devidamente treinadas pela DIALE e Vigilância Sanitária”, explica a nutricionista.
Ela ressalta que o município de Campo Mourão continua executando a lei federal que autoriza, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa, aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica.
“Inicialmente todas as unidades de ensino realizaram um questionário com todos os pais ou responsáveis a fim de verificar a adesão dos kits alimentação”, acrescenta a nutricionista. Para a elaboração dos kits foi levada em consideração a Resolução nº2/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que orienta que os produtos devem ser entregues aos estudantes, observando o per capita adequado à faixa etária, de acordo com o período em que o estudante estaria sendo atendido na unidade.
Compõem os kits alimentos in natura e minimamente processados, contendo fonte de proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais, beneficiando também a produção de alimentos da agricultura familiar local.