Eleição do Conselho Tutelar terá 18 urnas em 5 locais de votação
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Campo Mourão divulgou nesta terça-feira (27) os locais onde ficarão as urnas eletrônicas para a eleição do Conselho Tutelar, que será realizada no dia 6 de outubro. No total serão colocadas 18 urnas em cinco locais na cidade, distribuídos geograficamente de forma a facilitar a vida dos eleitores.
É a primeira vez que a escolha dos futuros conselheiros em Campo Mourão será por urna eletrônica. Nas demais cidades da região a votação continua por meio de cédulas em papel. A votação eletrônica vai agilizar o processo e garantir, inclusive, mais transparência, enfatizou o presidente do CMDCA, Wellington Souza, ao lembrar que os eleitores poderão votar em até cinco candidatos. São 27 candidatos na disputa, já cadastrados no sistema da urna eletrônica.
Com a votação eletrônica em cinco pontos da cidade, a expectativa da comissão é fazer com que mais eleitores participem da escolha, que não é obrigatória. Na eleição anterior, há quatro anos, a votação ainda em cédula foi realizada em apenas um local (Fecilcam) e atraiu apenas 3.782 eleitores. Esperamos maior participação para garantir que a escolha seja ainda mais democrática, enfatizou Wellington.
Os eleitores devem observar o número das seções no título para saberem onde estará a urna. O maior número de urnas ficará na Unespar-Fecilcam. Serão 7 urnas para receber os votos dos eleitores de toda a região central. As seções dos colégios Dom Bosco e Unidade Pólo, por exemplo, estarão na Unespar-Fecilcam.
O Conselho Tutelar tem a função de garantir os direitos da criança e do adolescente. Em Campo Mourão são cinco vagas no Conselho e o tempo de mandato é de quatro anos. O salário pago pelo município é de R$ 3,5 mil. Além de morar no município, o candidato deve ter no mínimo 21 anos de idade e curso superior em qualquer área reconhecido pelo MEC. É exigido também Carteira Nacional de Habilitação e comprovar experiência com criança e adolescentes em alguma área.
Os 5 locais de votação e as urnas
1 – Escola Antonio Teodoro de Oliveira (5 urnas – eleitores dos colégios Antonio T. Oliveira, Dom Bosco, Vinicius de Moraes, Escola Eroni Maciel Ribas, Caetano Munhoz da Rocha, Constantino de Medeiros, Maonel da Nóbrega, Monteiro Lobato, Narciso Simão e Paulo VI).
2 – Escola Municipal Cidade Nova (2 urnas – eleitores que votam: Cidade Nova, Manoel Bandeira e Mário Quintana)
3 – Unespar/Fecilcam (7 urnas – eleitores da Fecilcam, Faculdade Integrado, Escola Castro Alves, colégios Vicentino Santa Cruz, Osvaldo Cruz, Marechal Rondon, Unidade Polo, escolas Bento Mossurunga, Urupês, Parigot de Souza, Zacarias de Paula Xavier e Sesc)
4 – Escola Estadual Ivone Castanho – Jd Tropical (3 urnas – eleitores do Colégio Ivone Castanho e das escolas Darci Costa, Caic, Maria do Carmo Pereira e Domingos José de Souza).
5 – Escola Ethanil Bento de Assis – Jd Santa Cruz(uma urna para os eleitores que votam nesta escola).