Eleição em Campo Mourão ocorre sem incidentes até o momento
Desde as 8 horas, quando foram abertas as seções eleitorais para o início da votação em Campo Mourão, até o momento nenhum incidente foi registrado na cidade. Ou seja, o pleito transcorre dentro do que previa a Justiça Eleitoral: em clima de paz e tranquilidade.
Em Campo Mourão há 31 locais de votação. A reportagem da TRIBUNA percorreu alguns no período da manhã. O registro foi de movimento tranquilo, com fluxo maior de eleitores no Colégio Unidade Polo, com o maior reduto eleitoral: 5.076 eleitores e 14 seções eleitorais.
Na cidade, Ministério Público, juízes eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral, Polícia Militar e Polícia Civil, percorrem todos os locais de votação para aumentar a segurança e coibir possíveis ilícitos. “Até o momento nenhum registro”, informou à reportagem, por volta das 11h40, um policial militar que fazia a segurança no polo.
Nem mesmo o derrame de santinhos, prática infelizmente recorrente nas últimas eleições na cidade, foi registrada este ano. Em Campo Mourão, para prevenir, o Ministério Público emitiu antecipadamente recomendação aos candidatos e partidos políticos para evitar o derrame de santinhos ou qualquer outro tipo de material gráfico em vias públicas da cidade. A prática é um crime eleitoral, que pode inclusive gerar punições para os próprios candidatos.
De acordo com a Justiça Eleitoral, o derramamento de santinhos pode levar o responsável a uma pena de detenção de seis meses a um ano, com a possibilidade de aplicação de pena alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, além de multa. A prática também configura propaganda irregular, que pode levar ao pagamento de um tipo específico de multa, de R$ 2 mil a 8 mil.