Eleitor poderá votar em até cinco candidatos para o Conselho Tutelar

Pela primeira vez o município de Campo Mourão vai utilizar urnas eletrônicas para votação na eleição do Conselho Tutelar, que será realizada no próximo dia 6 de outubro. São 27 candidatos na disputa por cinco vagas, que já estão em campanha desde o início do mês passado.

A legislação municipal permite que o eleitor escolha até cinco candidatos para votar. Por isso a urna eletrônica foi programada para receber até cinco votos. Isso significa que a votação só termina após cinco confirmações na tecla verde. 

O eleitor pode escolher menos que cinco candidatos, mas para terminar a votação terá que apertar a tecla branco e confirmar até aparecer escrito Fim na urna, explica o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Wellington Souza.

Para orientar os mesários que vão trabalhar no dia da eleição, a Justiça Eleitoral realizou um treinamento nesta terça-feira (24). No total serão 18 urnas colocadas em cinco locais de votação, distribuídos geograficamente de forma facilitar a vida dos eleitores. A votação eletrônica vai agilizar o processo e garantir, inclusive, mais transparência, avalia o presidente do CMDCA.

Com a eleição em mais pontos da cidade, a expectativa é que mais eleitores participem da votação, que não é obrigatória. Na eleição anterior, há quatro anos, a eleição foi em cédula, em apenas um local e atraiu apenas 3.782 eleitores. 

Este ano o eleitor deve observar o número da seção no título para saber onde está a urna. Os locais de votação serão a Unespar-Fecilcam (7 urnas); Colégio Antonio Teodoro de Oliveira (5 urnas); Colégio Ivone Castanharo (3 urnas); Escola Cidade Nova (2 urnas) e Escola Municipal Ethanil Bento de Assis, com uma urna.