Em encerramento de projeto, alunos do Colégio Aníbal Khury de Iretama visitam TRIBUNA

O jornal TRIBUNA recebeu, na manhã desta quarta-feira (4), a visita de um grupo de 20 alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Aníbal Khury, de Iretama. Acompanhados das professoras Veronice Oliveira Cristo Wamms e Adriana Rodrigues Ribeiro de Carvalho e da pedagoga Gracielle de Braga Koliski, eles conheceram o funcionamento da redação jornalística e da produção do jornal impresso, marcando o encerramento do projeto realizado por parte dos estudantes, que envolveu a produção de uma reportagem. Confira aqui.

Durante a visita, a equipe do jornal explicou o processo de produção das reportagens, desde o acesso aos acontecimentos do dia a dia até a coleta de informações para a produção jornalística. Os discentes e as professoras tiveram a oportunidade de sanar dúvidas e interagir a todo momento. Os assuntos apresentados incluíram a importância de checar constantemente as fontes para conferir veracidade e confiabilidade às matérias, como são selecionadas as pautas jornalísticas, entre outras questões que envolvem a profissão.

Após essa exploração, o grupo se dirigiu até o parque gráfico do jornal para visualizar, na prática, como é feita a impressão do periódico. Novamente, eles puderam sanar dúvidas e ficaram impressionados com a agilidade da impressão. “Incrível” foi como as crianças definiram a experiência. “Eu achei muito legal ver como funciona aquela máquina. Eu gostei muito”, expressou uma das visitantes, Isadora Kuliski Aires, de 12 anos.

Conhecer um jornal foi uma experiência inédita para todos os alunos que compareceram à TRIBUNA, pois foi a primeira vez que eles tiveram contato com uma redação e uma gráfica jornalística pessoalmente. “O que mais me chamou a atenção foi a máquina, que faz o jornal acontecer, que imprime, porque eu nunca tive acesso a tal tecnologia”, disse outra aluna, Júlia da Silva de Souza, de 13 anos.

As turmas ficaram tão encantadas que alguns, até mesmo, apesar da pouca idade, já começaram a considerar a possibilidade de seguirem na área jornalística futuramente. “Eu até andei repensando no que quero ser quando crescer”, revelou Otávio Gabriel Penarotti Lopes, de 12 anos, ao comentar que se interessa pelo ramo da comunicação e que o maior aprendizado na visita à TRIBUNA foi saber como é feito um jornal.

Durante a visita, os alunos conheceram o processo de impressão dos jornais no parque gráfico da TRIBUNA – Foto: Érica Kalinovski/Tribuna do Interior

Projeto

A motivação da atividade extraescolar decorreu de um projeto coordenado pela professora de Redação, Leitura e Língua Portuguesa, Veronice, que resultou na produção de uma reportagem em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido de forma conjunta pelos estudantes, ao longo do terceiro trimestre letivo, de setembro a outubro.

Antes da escolha da pauta jornalística e da produção da reportagem em si, os discentes tiveram o primeiro contato com o gênero textual selecionado. “Os alunos foram levados a identificar o tema, a finalidade do texto, o público-alvo e também conhecer as características estruturais do gênero, bem como o suporte de veiculação deste”, explicou a docente.

O tema, com base em sugestão apresentada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), foi adaptado para a realidade da escola e envolveu a construção de uma quadra de beach tennis, a qual está em andamento no colégio. “A pauta sobre a construção da quadra foi sugerida pelos alunos como um assunto que suscitava muitas dúvidas e poderia ser de interesse da comunidade escolar”, disse Veronice.

‘Equipes de reportagem’ foram divididas entre a turma, para que pudessem entrevistar o diretor da instituição, Edvaldo Lucas Figueiredo, a pedagoga Gracielle e o agente educacional I Paulo Cezar Barbosa, assim como outros alunos e professores, finalizando com entrevista coletiva na instituição. Posteriormente, a produção da reportagem foi sendo construída em grupos e depois refinada coletivamente até chegar à versão final. Para consolidar o trabalho, a reportagem dos discentes, na íntegra, foi publicada na TRIBUNA.

A atividade fora da sala de aula foi o encerramento do projeto. “Como fechamento de toda a ação que a professora desenvolveu dentro de sala de aula, foi marcar essa visita para eles estarem conhecendo esse mundo, de como funciona um jornal. Eu tenho certeza que, não só eles, mas nós também vamos sair daqui encantados”, salientou a pedagoga Gracielle.

Ela definiu a visita como uma experiência única, que contribuirá significativamente para o aprendizado dos estudantes. “Você ver todo o processo, desde a coleta das informações até a impressão, como isso é distribuído na região, eu acho que isso, para a vida dos alunos, é uma prática pedagógica muito enriquecedora”, afirmou.

Para Veronice, o fechamento foi muito importante, porque as crianças aprenderam na prática a função social do jornal e o papel do jornalista na sociedade. “É uma forma de apresentar para eles uma nova perspectiva. A gente vem de uma realidade social bastante difícil, então, essa é a oportunidade que eles tiveram de conhecer uma outra perspectiva”, falou a responsável pelo projeto, agradecendo a toda a equipe do jornal pela disponibilidade e experiência proporcionada.