Em três dias, cidades registram quase 290 novos casos de Covid-19 na Comcam; Saúde em alerta
A Saúde está em alerta. Nos últimos três dias – entre sábado e essa segunda-feira (10) – a Comcam confirmou quase 290 novos casos de coronavírus (281) em 18 municípios. O aumento já era aguardado, uma vez que muitas pessoas estão retornando de viagem e, devido a aglomerações com as festividades do fim e início de ano.
Além disso, grande parte da população relaxou com os cuidados de prevenção, deixando de fazer o uso de máscara e álcool em gel, gerando aglomerações. Os novos casos confirmados no período foram em Araruna (14), Barbosa Ferraz (12), Boa Esperança (8), Campina da Lagoa (21), Corumbataí do Sul (1), Farol (19), Fênix (20), Goioerê (42), Iretama (21), Janiópolis (7), Juranda (8), Mamborê (38), Nova Cantu (1), Quarto Centenário (19), Quinta do Sol (4), Roncador (6), Terra Boa (11) e Ubiratã (29). Os números constam nos boletins divulgados diariamente pelos municípios da região.
A Comcam acumula 48.007 casos confirmados de coronavírus, que resultaram em 1.081 mortes. Apesar do número de casos ter aumentado, não há registro de óbitos nos últimos dias. Isso pode ser explicado devido ao avanço da vacinação, que evita casos mais graves da doença. No entanto, a elevação de casos positivos da doença acende sinal de alerta nos municípios, ainda mais que a uma nova cepa do vírus da gripe, o H3N2, vem cada vez mais se propagando.
Em Campo Mourão, a Secretaria Municipal da Saúde reforça a importância dos cuidados sanitários, tendo em vista o aumento da circulação da nova variante da Covid e da influenza H3N2. “Ficou provado que os cuidados com higiene e evitar aglomerações reduzem a transmissão de doenças respiratórias”, disse o secretário municipal da Saúde, Sérgio Henrique dos Santos em nota enviada à imprensa pela prefeitura.
Em outros municípios como Mamborê, Araruna, Boa Esperança, Engenheiro Beltrão, Barbosa Ferraz o alerta, cercado de preocupação, é o mesmo. “Diante do surto de gripe, que ocorre em todo estado, não podemos descartar a Covid, por isso as pessoas precisam manter os cuidados, com uso de máscaras e distanciamento social”, orientou a secretária de Saúde de Engenheiro Beltrão, Mariza Monteiro.
Ela pede ainda paciência às pessoas que estão procurando a Casa Covid para consultas. “A demanda está grande, isso em todo o país, por isso pedimos a colaboração das pessoas. Estamos atendendo por agendamento e todos serão consultados. E que as pessoas positivadas com a covid permaneçam isoladas em casa”, ressaltou
Mariza lembra que em caso de a pessoa apresentar sintomas respiratórios leves, deve se isolar e procurar o suporte dos serviços de Saúde. Os municípios acreditam que o aumento de pessoas com sintomas pode estar associado à circulação combinada da variante H3N2 e também da propagação da variante Ômicron, da Covid-19. As duas doenças se manifestam com os mesmos sintomas: tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal, perda do olfato ou paladar.
Casos por municípios
Até essa segunda-feira os casos acumulados de Covid 19, por municípios eram: Campo Mourão (16.419), Ubiratã (3.159), Goioerê (3.109), Terra Boa (2.979), Araruna (2.312), Campina da Lagoa (1.956), Moreira Sales (1.795), Peabiru (1.770), Engenheiro Beltrão (1.717), Barbosa Ferraz (1.693); Mamborê (1.610), Roncador (1.378), Iretama (1.208), Juranda (1.138), Nova Cantu (1.039), Luiziana (845), Quinta do Sol (690), Fênix (677), Janiópolis (587), Boa Esperança (577), Corumbataí do Sul (508), Quarto Centenário (411), Farol (349), Altamira do Paraná (322) e Rancho Alegre D’ Oeste (303).
Vale lembrar que os números de Campo Mourão são ainda referentes aos de quinta-feira da semana passada, quando o município divulgou o último boletim, que agora passou a ser publicado semanalmente. Ou seja, os dados atuais já podem ser outros.