Empreende Week retorna com formato presencial na próxima semana em CM. E com novidades
Após dois anos, o Empreende Week volta com atividades presenciais e com muitas novidades neste ano à comunidade mourãoense. O evento será aberto na próxima quarta-feira (5). O objetivo é demonstrar o potencial em ciência e tecnologia da cidade. Será a 6ª edição da feira, que é organizada pelo Sebrae, Fundação Educere, UTFPR, Município de Campo Mourão e Sindimetal.
Nas cinco primeiras edições mais de 45 mil pessoas participaram e acompanharam as inovações das tecnologias. O evento é aberto e gratuito, algumas atividades específicas necessitam de inscrição prévia e serão divulgadas a partir de agosto.
Serão vários eventos que acontecerão ao mesmo tempo durante os dias da feira tecnológica. O Secretário de Desenvolvimento Econômico Eduardo Akira comenta sobre a programação e a importância do evento para a cidade. “Podemos destacar o Nasa Space Apps, maior maratona de programação do planeta, que acontece simultaneamente em diversos países e cidades do mundo. Além dele, ocorrem o lançamento de foguetes, oficina de robótica, desafios de inovação aberta, fórum empresarial, exposição de startups e empresas do município, mostra tecnológica de universidades, e também atividades de cultura/arte/música e esportes”, diz.
Akira destaca a participação do público jovem no evento. “Mostrar, principalmente para eles, que é possível empreender de forma inovadora , sem precisar necessariamente buscar oportunidades fora daqui, que há oportunidades, tanto de trabalhar em empresas inovadoras, como de criar sua startup”, frisou.
O Empreende Week á a principal feira do Ecossistema de empreendedorismo e inovação de Campo Mourão. “É o momento de destacar para toda região o potencial de nossa cidade em inovação e tecnologia. Por meio de projetos e empresas inovadoras, nos mais diversos ramos. Mostra a união de diversos atores, para consolidação de Campo Mourão como um polo para o surgimento de startups, de mão de obra qualificada e de oportunidades para os jovens e população em geral”, afirmou.
Pelo terceiro ano consecutivo Campo Mourão apareceu no top 10 do ranking de startups do Paraná. Akira afirmou que são vários os fatores positivos que aconteceram nas edições passadas. “As equipes vencedoras dos hackathons (maratona de programação) anteriores, constituíram-se em empresas e já captaram recursos financeiros em editais de fomento público e privados. No Nasa Space Apps, nossa cidade, em 2021 foi a quarta do Brasil a habilitar mais propostas junto a Nasa, dando destaque nacional para o Empreende Week e para nossa cidade”, informou.
De acordo com o secretário, a área esportiva será uma das grandes novidades para este ano. “A organização sempre busca mostrar que é possível inovar e empreender em qualquer atividade, então neste ano, mostraremos que também é possível empreender nos esportes, serão mostradas diversas iniciativas neste sentido que surpreenderão os participantes”, ressaltou.
O prossegue até o dia 7. Durante toda a primeira semana de outubro, as atividades acontecerão no Mourão Garden. “Teremos três palestrantes conhecidos nacionalmente. A abertura oficial ocorrerá na quarta-feira dia 5 de outubro. As exposições, atividades e competições se concentraram principalmente na quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de outubro”, ressaltou Akira.
Entre os palestrantes, está o ex-nadador e medalhista olímpico, Gustavo Borges, que vai falar sobre esporte e empreendedorismo na sexta-feira (7), às 18 horas. Para o mesmo dia está programado um fórum empresarial. A programação completa poderá ser acompanhada pelo site empreendeweek.com.br e pelo instagram @empreendeweek.