Encontro de Cooperados da Coamo reúne cerca de 4,5 mil participantes em Campo Mourão

O 36ª Encontro de Cooperados da Coamo, que será encerrado nesta sexta-feira (2), deverá reunir em torno de 4,5 mil participantes entre cooperados dos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul; além de técnicos e pesquisadores. O evento foi aberto na segunda-feira (29), reunindo diariamente um grande número de produtores rurais.

CLIQUE AQUI e siga o canal da TRIBUNA no WhatsApp

O diretor de suprimentos e assistência técnica da Coamo, Aquiles de Oliveira Dias, afirmou que a presença maciça de participantes está superando as expectativas. “Até tínhamos uma preocupação porque o momento não está dos mais motivadores”, falou, ao destacar a grande presença de mulheres, crianças e adolescentes no encontro. “Isso é a certeza que temos um futuro, tanto das propriedades rurais quanto da cooperativa”, comentou.

Dias afirmou que o propósito do encontro técnico é levar e adaptar as tecnologias aos produtores rurais cooperados, que são geradas nas instituições de pesquisa e empresas. Segundo ele, durante os quase 50 anos da Fazenda Experimental (completa em 2024, 49 anos), os dias de campo da cooperativa acompanhou toda evolução no agronegócio brasileiro.

“Lá no começo era um formato, não tínhamos as tecnologias de hoje. Além disso, cada vez mais os cooperados estão respondendo o nosso propósito de transferir tecnologia e vêm até a Fazenda tendo uma verdadeira aula sobre os principais temas que são importantes para o momento”, ressaltou. O diretor comentou que são conduzidas anualmente na Fazenda Experimental cerca de 200 experimentos dos quais oito são selecionados e apresentados aos cooperados. “É muito importante que nossos cooperados participem”, enfatizou.

Entre os temas abordados, destacou Dias, estão os que tratam sobre pragas emergentes, já muitas vezes conhecidas pelo produtor, mas que vão evoluindo, com potencial de se tornar um grande problema no futuro; doenças de soja, outro grande problema ao produtor; manejo da planta de soja para passar por estresse. “Temos estresse hídrico da planta, às vezes falta chuva e este ano tivemos um fenômeno que foram as altas temperaturas. Hoje tem manejo que o produtor pode aplicar em sua propriedade de forma que a planta sinta menos estes estresses. Temos uma estação super moderna e atual para que o cooperado possa ver sobre este tema”, destacou.

O cooperado pode ainda receber informações e tirar dúvidas sobre assuntos envolvendo tecnologia de aplicação de insumos. Dias afirmou que ‘é muito importante’ que o produtor, ao adquirir um produto, possa tirar o máximo de benefícios dele em sua lavoura. “Para isso precisa fazer com que o produto atinja o alvo que ele quer, fazendo uma boa aplicação”, observou.

O encontro técnico da Coamo reúne profissionais capacitados e renomados que repassam as informações aos cooperados. Entre eles, estão pesquisadoras da Embrapa Soja, professores doutores e pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), profissionais da própria Coamo, entre outros.

O presidente executivo da Coamo, Airon Galinari ressaltou que desde os primeiros encontros o principal objetivo da atividade é levar tecnologia aos cooperados. Segundo ele, a Coamo entende que o papel da cooperativa é viabilizar a atividade ao produtor. “E não existe viabilidade na atividade sem desenvolvimento e tecnologia que efetivamente gerem resultados ao cooperado”, disse.

Galinari comentou que o modelo adotado pela Coamo, em apresentar novidades tecnológicas do setor aos cooperados, é bastante pragmático, onde é repassado o que há de mais atual no mercado para o produtor usar já no próximo plantio. “Ele vê aqui variedades, melhores condições para aquelas variedades, época de plantio, adubação, tratos culturais, e defensivos, tendo a melhor rentabilidade na sua produtividade, e o mais importante: de forma sustentável”, argumentou.

O presidente executivo também observou a presença grande de púbico nos dias de encontro, mesmo em plena safra – atualmente os produtores estão colhendo a soja e fazendo o plantio do milho segunda safra. “Mesmo os cooperados colhendo e plantando milho, deixam um dia desse de trabalho na sua propriedade para se dedicar a vir conhecer. Isso demonstra a confiança na cooperativa”, falou.

Estações

O Encontro Técnico de Cooperados da Coamo é um dos principais eventos do setor rural no Paraná. É uma sala de aula a campo aberto. Oito estações temáticas relacionadas à agricultura estão sendo expostas, oferecendo aos participantes informações para se atualizarem sobre técnicas de manejo da planta, novas tecnologias para o aumento de sua produtividade, entre outras. Paralelamente é realizada uma feira de máquinas agrícolas.

As estações temáticas são as seguintes: 1; Ácaros, Tripes, Pulgões, e Cigarrinha do Milho: Identificação e alternativas de controle; 2 – Como preparar a planta de soja para situações de estresse; 3 – Como escolher o herbicida pré-emergente; 4 – Entendendo a Tecnologia de Campo; 5- Critérios para escolha das cultivares da soja; 6 – Influência da temperatura no desenvolvimento das cultivares da soja; 7- Desafio do Manejo de doenças na cultura da soja; e 8 – Manejo de nitrogênio na cultura da soja.

Veja fotos do Encontro: