‘Entre Cartas e Bilhetes’: Professora faz mobilização para arrecadar brinquedos a crianças
A professora da rede municipal de ensino de Campo Mourão, Claudineia Oliveira da Costa, está numa verdadeira corrida contra o tempo para conseguir arrecadar brinquedos a pelo menos 40 alunos seus. Grande parte, crianças carentes. Para isso, está fazendo uma mobilização e conta com a ajuda da população para conseguir atender todas as crianças que ‘enviaram’ cartinhas ao Papai Noel. Interessados em apadrinhar uma das cartas podem acessar o link http://tinyurl.com/3pez75pk.
No link há uma planilha com todas as cartas escritas – escaneadas -, com os pedidos das crianças. Constam na lista os mais diversos pedidos como: patinete, boneca, bicicleta, kit de canetinha, carrinho de controle remoto, tablet, material escolar, entre outros.
Interessados podem ainda levar até esta quinta-feira (21), os brinquedos diretamente até a Escola Municipal Constantino Lisboa de Medeiros, localizada na rua Lemos do Prado, 215, no jardim Damasco. “Ou quem preferir pode nos ligar que vamos buscar”, disse a professora, tentando todos os meios possíveis para que os alunos tenham os pedidos atendidos. O telefone/WhatsApp para contato é: (44) 9.9886-9828.
“Entre Cartas e Bilhetes”
A ação solidária faz parte do projeto desenvolvido em sala de aula “Entre Cartas e Bilhetes”. A metodologia de ensino estimula o aluno a aprender a escrita e sua importância. É aplicada a estudantes das turmas dos primeiros anos “A” e “B”. “Para estimular o processo da leitura e da escrita sempre abordamos a sua função social. Como forma de estímulo para aprendizagem, tivemos a ideia de propor aos próprios alunos a escreverem uma cartinha ao Papai Noel no fim de ano pedindo um presente”, explicou.
O projeto foi iniciado em outubro. Os alunos do período matutino trocaram cartas e bilhetes com a turma do contraturno escolar. Ou seja, as duas turmas passaram a se corresponder. “Organizei as duplas que iriam se corresponder e assim eles fizeram de outubro até início de dezembro”, disse a professora.
O projeto foi finalizado com os estudantes escrevendo as cartinhas ao Papai Noel onde eles contaram como foi o ano, o que aprenderam, se fizeram as tarefas, se obedeceram professores e família, e assim por diante. A ideia era firmar uma parceria com a campanha “Papai Noel dos Correios”. Mas devido a entraves burocráticos e o fato de a ação dos Correios ter encerrado mesmo antes do prazo não foi possível.
“Ficamos no desespero com as cartinhas sem saber o que fazer porque muitas crianças se dedicaram já esperando o ano todo por este momento. Então decidi pedir ajuda para as pessoas. Falei com os amigos que nos propuseram ajudar a sair pela cidade atrás de padrinhos para adotar estas cartinhas. Meu esposo também entrou nessa corrente do bem e criou uma planilha online com o nome das crianças e o que elas querem ganhar”, falou.
Na planilha online há 41 cartinhas cadastradas. Até a manhã desta quarta, 30 tinham sido adotadas. “Nossa meta é atender todos os pedidos. Mas para isso contamos com a ajuda da população”, falou Claudineia, na esperança de que todas as cartas sejam apadrinhadas a tempo. A professora disse que estará recebendo as doações até o domingo, véspera do Natal. A entrega será feita na casa de cada criança.
Serviço
Para adotar uma cartinha é só acessar o link http://tinyurl.com/3pez75pk