Estacionamento rotativo começa funcionar no dia 15
Desde a última terça-feira, motoristas de Campo Mourão estão em polvorosa. Sem saber se o estacionamento rotativo já estava valendo, devido as placas colocadas nas calçadas, muitos evitaram parar nas vias, buscando locais alternativos. No entanto, a Diretoria de Trânsito (Diretran) determinou a cobrança a partir do próximo dia 15.
Decreto publicado na última semana também já definiu os valores das tarifas.
Raul Salvador Junior, cozinheiro em um restaurante na área central, diz que o sistema será bom à cidade, principalmente, se o dinheiro arrecadado, voltar aos cofres públicos e, consequentemente, for bem aplicado. Mesmo atingido pela medida, disse que no seu caso, estacionará o veículo dentro do pátio da empresa onde trabalha. “Antes meu carro ficava na rua. Agora, ficará dentro”, disse.
Para o garçom Saimon dos Santos Oliveira, que também trabalha no centro, a medida é mais do que necessária. “É um mal necessário. Você vai ao centro e não consegue estacionar. Certamente, agora haverão vagas”, disse. No seu caso, o rotativo não o atrapalhará, pelo menos no serviço, já que consegue estacionar no interior da própria empresa que atua.
As cobranças acontecerão nas áreas demarcadas entre as avenidas Goioerê e José Custódio de Oliveira e das ruas Araruna e São José. A sinalização nas ruas já foi concluída. “A prefeitura não está investindo nessa etapa. A empresa é obrigada a arcar com essa mudança de sinalização também”, explica o diretor da Diretran, Luiz Antônio Sminka.
De acordo com ele, o rotativo faz parte de uma série de medidas cujo objetivo principal, é melhorar a mobilidade urbana. Sminka esclarece que a primeira etapa foi a criação de um aplicativo para facilitar a vida de idosos e portadores de deficiência. “Antes estas pessoas tinham que ir até a Diretran para fazer suas carteirinhas. Agora, podem fazê-las de casa”, disse.
Além do rotativo, o município também decidiu retirar o estacionamento em diagonal. “Num primeiro momento o diagonal ajudou para abrir vagas. Mas ele nunca foi seguro. Faltava visão aos motoristas na hora de sair com o carro”, lembrou. Para ele, além de ser mais seguro, o estacionamento paralelo permite que o motorista tenha mais visão das lojas. “A finalidade é também fazer do nosso centro um local mais receptivo aos motoristas de outras cidades”, disse.
O estacionamento rotativo era uma antiga reivindicação da população. Sminka ressaltou que antes de intensificar as medidas, o assunto foi discutido com entidades da sociedade, como Acicam e Polícia Militar. Na visão do diretor, o sistema é democrático. “O motorista pode deixar o seu veículo onde desejar. Terá um pequeno custo, sim. Mas também pode deixar o carro algumas ruas abaixo do centro, onde não pagará”, explicou.
No entanto, se as medidas agradam a alguns, a outras pessoas, não. Sem querer ser identificada, uma mulher não concorda com a cobrança em frente ao prédio em que mora. “Na minha rua não existe nenhuma loja. Acho desnecessário o Pare Azul ali”, disse.
Como funciona
O veículo poderá ficar até duas horas na mesma vaga. O condutor poderá comprar créditos em lojas conveniadas, monitores da empresa ou aplicativo. Em cada placa haverá o “QR code” com o endereço do site para a aquisição dos créditos. A página já está disponível e o usuário poderá acessar as informações em pareazul.com.br/campomourao. Também está disponível o aplicativo nas lojas do Android e iOS. Basta pesquisar por PARE AZUL.
O horário de funcionamento do estacionamento rotativo regulamentado pago será de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. E aos sábados, das 9 às 13 horas. Em épocas especiais, como Natal, Dia das Mães, feirões e ações de venda promovidas pelo comércio local e demais datas comemorativas, o horário pode ser ampliado por ato da Diretran.
Valores
A tarifa para o estacionamento rotativo de veículos de duas rodas será de R$ 0,50, a cada meia hora. Veículos com quatro rodas pagarão R$1,00 a cada meia hora. Em ambos os casos o tempo máximo é de duas horas. Não estão sujeitos ao pagamento das tarifas previstas os veículos prestadores de serviços públicos essenciais, desde que comprovadamente em serviço de urgência e emergência.
Também ficam isentos de pagamento veículos de socorro médico e incêndio, transporte de carga e descarga de bens e valores bancários; transporte de combustíveis, coleta de lixo, manutenção de emergência em empresas, residências e em vias públicas das redes de energia, telefonia, esgoto sanitário e pluvial e de abastecimento de água.
Conforme o decreto, a operacionalização do estacionamento rotativo deverá ser feita através de equipamentos eletrônicos expedidores de comprovantes de tempo de estacionamento, de modo que permita total controle da arrecadação, aferição imediata de receitas e auditorias permanentes, além de fornecer comprovante de pagamento aos usuários, como também através de sistema de aquisição de crédito via internet.