Estado envia 15.800 testes à região de Campo Mourão para diagnóstico da Covid-19
A 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão está recebendo do Estado 15.800 testes rápidos de antígeno para diagnóstico da Covid-19. A informação foi repassada à TRIBUNA pela Secretaria Estadual da Saúde do Paraná (Sesa). Os kits foram enviados ontem. Em todo o Estado foram 464.080 às 22 regionais.
Os testes serão descentralizados pela Regional de Saúde aos municípios. O objetivo é testar o maior número possível de pessoas com suspeitas de Covid-19. De acordo com a Sesa, os exames fazem parte da estratégia do Ministério da Saúde para detecção da doença em casos sintomáticos e contatos próximos – mesmo sem sintomas – fortalecendo o rastreamento e possibilitando um isolamento mais efetivo para evitar a disseminação do vírus.
O teste rápido detecta o antígeno do vírus Sars-CoV-2, responsável pela infecção da Covid-19, por meio da coleta de amostra da secreção respiratória (nasofaringe) e apresenta o resultado em aproximadamente 15 minutos.
Nos últimos dias, a região registrou o aumento de casos suspeitos e confirmações de coronavírus. Até essa quinta-feira, desde sexta-feira da semana passada, a região registrou 165 novos casos em 16 municípios. A região ultrapassa 47 mil confirmações do vírus.
Somente em Campo Mourão média diária de confirmações teve um aumento 491,04% nesta semana, passando de 3,57 casos/dia na semana passada 21,1 agora. Foram 148 novas confirmações da última semana para esta. A movimentação de pessoas com suspeitas da doença tem lotado a UPA e Pronto Atendimento do Lar Paraná nos últimos dias. A orientação à população é que continue com os cuidados de prevenção como uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel para higienização das mãos.