“Estou deputado para trabalhar, não por ocupação”, afirma Beto Richa
O ex-governador do Paraná por duas vezes e ex-prefeito de Curitiba, atualmente deputado federal pelo (PSDB), Beto Richa, cumpriu agenda na região com prefeitos nos últimos dias. Na ocasião, em entrevista à TRIBUNA, o parlamentar fez uma avaliação positiva dos primeiros oito meses no Congresso. Richa disputou uma das 513 vagas na Câmara Federal nas eleições de 2022. Foi eleito com 64.868.
“Quando concorri à Câmara dos Deputados já tinha dito em campanha por onde passava, no ano passado, que eu queria ser deputado para trabalhar. Não estava atrás de uma ocupação”, afirmou Richa ao jornal, ao fazer uma avaliação ‘extremamente positiva’ dos trabalhos até o momento. “É a nossa primeira vez no Congresso Nacional. É um ambiente diferente. São 513 deputados. Então tem que trabalhar bastante para aparecer um pouco. Mas independente de aparecer ou não tenho cumprido com minha obrigação”, avaliou.
O deputado afirmou que a experiência de ter sido governador por dois mandatos e prefeito de Curitiba tem sido valiosa para dar conta do recado hoje. Richa afirmou que foi recebido com ‘muito respeito’ no Congresso Nacional pelos parlamentares. “Da extrema esquerda à extrema direita. Muitos, para você ter uma ideia, me chamam de governador. Conhecem nossa trajetória política e as nossas realizações possíveis através do nosso mandado. E muitas destas realizações foram referências nacionais. Isso está sendo importante para a gente se ambientar de maneira mais fácil”, argumentou.
O ex-governador disse que manterá seu perfil municipalista enquanto estiver no Congresso. Esta, aliás, é uma das ‘marcas’ de Richa. “Todos sabem do meu perfil municipalista. Entendo que a gente vai conseguir transformar o Paraná melhor para se viver a partir dos municípios, onde as pessoas vivem. Vejo isso com muita clareza. E não é só peça de retórica, fiz isso na prática enquanto governador”, lembrou.
Richa é membro da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, principal comissão do parlamento. Todos os projetos passam por ela. Faz também parte da Comissão de Minas e Energia. “Um tema importantíssimo na atualidade, essa transição energética do País, a busca de energias renováveis e energias limpas”, observou.
A partir do próximo dia 25 deste mês ele passará a integrar também o parlamento brasileiro no Parlamento do Mercosul (PARLASUL). “Serei um dos 19 deputados federais brasileiros a integrar o Parlamento integrado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai”, comentou. A sede fica localizada em Montevidéu. O deputado diz que está feliz por estar em uma posição em que poderá ajudar na integração do Brasil com outros países e, principalmente, o Estado do Paraná.
Projeto de isenção
Entre os projetos já apresentados na Câmara pelo parlamentar, Richa destacou o que prevê a isenção do IPI (Imposto de Produto Industrializado) para aquisição de veículos para trabalhadores autônomos do transporte escolar. Segundo ele, se aprovado, a lei beneficiará mais de 100 mil trabalhadores.
“Assim como tem isenção para pessoas com deficiência, para taxistas, através da nossa iniciativa entramos com este projeto que se aprovado beneficiará milhares de trabalhadores no transporte autônomo escolar. Isso vai trazer mais segurança no trânsito com renovação da frota, mais conforto para nossos estudantes e um ganho ambiental, pois na medida que se renova a frota diminuímos consequentemente a emissão de gases poluentes”, explicou.
Compromisso com municípios
Richa reafirmou seu compromisso com os municípios. Ele manifestou ‘apoio total’ aos prefeitos contra a queda de repasses às prefeituras pelo Governo Federal. “Diariamente tenho um volume expressivo de prefeitos em Brasília em busca desta demanda. Já estive em um encontro com o Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o presidente da AMP, Edmar Santos, onde debatemos este tema. Todos sabem que sempre podem contar comigo. O meu compromisso é com o fortalecimento dos municípios do Paraná”, ressaltou.