Estudantes de Peabiru visitam TRIBUNA como complemento de projeto escolar

Dentro das atividades do Projeto Escolar “Minha Leitura é Show”, um grupo de 20 estudantes, entre 7 a 8 anos, do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Princesa Isabel, de Peabiru, visitou na manhã desta terça-feira (3), a sede do Jornal Tribuna do Interior, em Campo Mourão.

Os pequenos estavam acompanhados da professora coordenadora do projeto, Jaqueline Marqueore da Silva; da coordenadora pedagógica, Rosana da Cunha Paula; e da professora Maria Aparecida Camargo. Os alunos visitaram a redação do jornal e o parque gráfico. Na ocasião fizeram perguntas sobre o texto jornalístico, como funciona o processo de produção de reportagens, circulação do jornal, e esclareceram dúvidas sobre o processo de impressão, matéria-prima utilizada e sua origem, entre outras.

A professora Jaqueline da Silva, coordenadora do “Minha Leitura é Show”, avaliou a visita como ‘bastante produtiva’. Os pequenos ficaram surpresos, por exemplo, quando viram a rotativa do jornal funcionando. “Uma atividade enriquecedora e muito produtiva que vai além das quatro paredes da sala de aula”, resumiu a professora, ao dizer que ela própria se surpreendeu com o processo de produção jornalística. “Com certeza todos aprendemos muito”, destacou.

Na visita ao jornal, os pequenos ficaram surpresos com o funcionamento da impressora rotativa

Jaqueline comentou que no projeto desenvolvido com os alunos são abordados vários tipos de gêneros textuais. A ação é interdisciplinar, ou seja, envolve mais de uma matéria trabalhada em sala de aula como, Ciências e Língua Portuguesa, por exemplo. Desta forma, no caso do jornal, exemplificou a professora, os estudantes trabalham desde a linguagem e escrita jornalística na produção das reportagens, até a origem do material – papel e tinta – utilizados na impressão do periódico. “Sobre o papel, por exemplo, trabalhamos em sala de aula que ele vem da árvore e passa por todo um processo até ser transformado em papel. Hoje eles viram isso na prática”, frisou.

A professora disse que o projeto tem surtido resultados positivos na fluência e incentivo à leitura dos alunos, aumentando sua habilidade na decodificação das palavras, enriquecendo o repertório deles. “Temos uma avaliação do Governo a ‘Leitura em um minuto’, que levanta a fluência do estudante em leitura. Temos observado algumas crianças nossas lendo 60 palavras em 40 segundos, quando a avaliação estipula 60 palavras em um minuto. Ou seja, já estamos superando este número”, exemplificou.

Outro ponto positivo do projeto é o despertar do aluno para o interesse à leitura. Além disso, as atividades reúnem a família, atores importantes no processo de ensino-aprendizagem por meio de piqueniques literários. “A gente vê eles demonstrando entusiasmo e alegria pelo projeto, assim como seus familiares. Isso é motivante”, destacou Jaqueline.

A professora informou ainda que pelo projeto os estudantes já fizeram vários passeios, contação de história, visitas à biblioteca municipal, entre outras atividades que estão somando para a aprendizagem. “Para nós e às famílias deles que também estão bem participativas é uma alegria enorme ver que esta ação está surtindo resultados positivos”, acrescentou.

Serviço

O projeto “Minha Leitura é Show” tem até página oficial no instagram. Para quem quiser conhecer um pouco mais das atividades basta acessar: instagram.com/minhaleiturashow/