Estudantes do Colégio Santa Cruz fazem plantio de mudas nativas em Campo Mourão

O Colégio Santa Cruz de Campo Mourão está comemorando os 75 anos de fundação com uma ação educacional ambiental nesta terça-feira (15). Em referência à idade da instituição, estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio fizeram na manhã desta terça o plantio de 75 mudas de árvores nativas nos fundos do Jardim Ecoville, nas proximidades do Hospital Santa Casa.

Entre as mudas estão espécies pioneiras, todas de essência nativa da região, como Araucária, Canela, Plínia, Pitanga e também espécies típicas, como Aroeira Pimenteira, por exemplo. A aluna Maria Vitória Ferreira, do 1º ano, disse que gostou da iniciativa. Ela comentou que a cidade está crescendo cada vez mais e com mais construções, a tendência é de ‘invasão’ às áreas verdes. “Aqui no colégio, a gente sempre debate muito a questão ambiental. O mais legal vai ser no futuro, quando a gente passar por aqui e ver essas árvores grandes e saber que fomos nós quem plantamos”, falou ela.

Fernanda Ribeiro Pagnan e Arthur de Melo, ambos estudantes do segundo ano, também vivenciaram a experiência, que, segundo eles, foi única. “A escola sempre proporciona atividades fora de sala de aula. E esta, em si, achei muito importante porque se trata da preservação do meio ambiente. Estamos aprendendo na prática. São gerações que estamos semeando hoje que vão ficar um bom tempo por aqui”, falou Fernanda.

Com a ação, os alunos saíram do ambiente escolar e aplicaram o conhecimento na prática

Arthur comentou que foi um momento único para ele. Foi a primeira vez que o estudante plantou uma árvore. “Por mais simples que pareça ser, é uma experiência que vou levar para a vida”, disse. Ele afirmou que fará questão de acompanhar o crescimento de cada uma das 75 mudas plantadas no local.

A Irmã Dirce, diretora administrativa do Colégio Vicentino Santa Cruz, afirmou que a ação ficará na memória dos estudantes. “Estamos conectando gerações nestes 75 anos do Colégio Santa Cruz”, resumiu ela.

A diretora pedagógica da instituição, Luana Oliveira Shiminácio, comentou que o Santa Cruz tem sete valores dentro de sua proposta pedagógica e que um deles é justamente a sustentabilidade. “Ao longo de todo nosso processo educativo, já ensinamos aos alunos o valor da sustentabilidade. Este ano, em específico, em comemoração aos 75 anos da entidade, queremos reforçar ainda mais esse valor que vem ao encontro do que o nosso planeta precisa”, disse, ao avaliar que a ação foi uma vivência prática aos estudantes e que a iniciativa é importante para o processo de ensino-aprendizagem deles.

Fernanda e Arthur disseram ter vivido uma experiência única com a atividade

Área de Preservação Permanente

O geógrafo e diretor geral da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) de Campo Mourão, Rubens Pereira de Souza, informou que a escolha do local para o plantio das mudas não foi por acaso.

O município, dentro de projetos educacionais ambientais, faz o direcionamento da utilização de espaços públicos para essas ações. Além disso, conforme Souza, o local do plantio das mudas é uma área de Preservação Permanente. “Com esta ação, promovemos ainda mais o enriquecimento do espaço com a introdução de novos indivíduos”, observou, ao elogiar a iniciativa do Santa Cruz.