Evento da Unespar de Campo Mourão neste mês envolverá a sociedade

A Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão, está se preparando para o evento “Unespar e Sociedade”, com a intenção de apresentar para o público em geral as ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura desenvolvidas pela instituição. Será no próximo dia 20 de setembro, das 9 às 16 horas, na praça São José de Campo Mourão.

A iniciativa é do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), envolvendo todas as universidades estaduais do Paraná. De acordo com os coordenadores do evento em Campo Mourão, professores Sérgio Luiz Maybuk (chefe da Divisão de Extensão e Cultura) e Fábio Costa (chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação), o dia será destinado à exposição para a sociedade de algumas ações desenvolvidas no campus.

Conforme os docentes, a Unespar já contribui para o desenvolvimento local e da região há 52 anos – incluindo o tempo como Facilcam e Fecilcam. Para se ter ideia, somente cursos de graduação, a instituição oferta 11 (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção Agroindustrial, Geografia Bacharelado, Geografia Licenciatura, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Turismo).

Já a nível de pós-graduação stricto sensu, são cinco cursos de mestrado –Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), Educação Matemática (PRPGEM), História Pública (PPGHP), Educação Inclusiva (PROFEI) e Ensino de História (PROFHISTÓRIA) – e um de doutorado – Ensino de História (PROFHISTÓRIA).

Além disso, a universidade conta com 116 projetos em andamento no total. Os coordenadores ressaltaram que as pesquisas desenvolvidas na instituição promovem inovação tecnológica e melhorias nas condições de vida da população. Essas melhorias são possíveis graças aos 68 programas e projetos de extensão presentes no campus.

Por meio deles, promove-se a integração entre a sociedade e a universidade. Os professores frisaram que a Unespar também realiza diversas ações culturais, esportivas e de apoio à população. Em função disso, os organizadores consideram que ‘construir pontes’ e ‘estreitar laços’ com a sociedade é fundamental, pois amplia as possibilidades de desenvolvimento do município e da região.

“A universidade pública precisa cada vez mais estabelecer parceirias com a comunidade na qual está inserida. A realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão integrados com a comunidade contribui para avanços nas áreas sociais, econômicas, ambientais, tecnológicas e para a inovação”, consideram Maybuk e Costa, que convidam a população de Campo Mourão e região para participarem do evento.