Ex-prefeito de Campo Mourão e ministro Milton Luiz Pereira, será homenageado pela Alep nesta terça

Por proposição do deputado estadual Douglas Fabrício será entregue (em memória) o título de Cidadão Honorário do Paraná ao ex-prefeito de Campo Mourão e ex-juiz federal, Milton Luiz Pereira. A homenagem póstuma será no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta terça-feira (2), às 18 horas. Dr. Milton, como era conhecido, morreu em Curitiba, aos 79 anos, na madrugada de 16 de fevereiro de 2012, poucas horas após o falecimento da esposa, Rizoleta Mary Pereira. Os dois foram vítimas de câncer.

Pereira foi advogado, prefeito de Campo Mourão e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Nessas funções, realizou obras e julgamentos importantes. Mas o maior legado que deixou ao Paraná e ao Brasil segundo relatos históricos foi sua conduta. Um homem público íntegro, humilde e sempre pronto para aprender.

“O Dr. Milton Pereira deixou seu legado em nossa história. Este título em memória é um reconhecimento justo e merecido a uma pessoa íntegra e que tanto ajudou a nossa população, seja na área política como na magistratura”, disse o deputado Douglas.

Feitos como prefeito

Como prefeito de Campo Mourão, Dr. Milton promoveu uma grande inovação para a época: criou o Conselho Comunitário, que contava com a participação de uma pessoa de cada bairro da cidade. O trabalho foi produtivo: as receitas financeiras do município cresceram e a gestão de Pereira entregou várias obras, como bibliotecas, rede de água e esgoto, estradas, a rodoviária. Graças ao Conselho e às obras, Campo Mourão foi escolhido à época como “Município Modelo do Paraná”.

Curiosidade

Em 39 anos de vida pública, Dr. Milton, só teve um carro. Em 1967, quando renunciou ao cargo de prefeito para ser nomeado juiz federal, a população de Campo Mourão fez a uma arrecadação de dinheiro e comprou um Fusca de presente para ele, que não tinha automóvel. O carro não tinha gasolina e a população empurrou o Fusca com Pereira, a mulher e os filhos até a casa deles.

Além do carro, o ex-prefeito ganhou um jogo de canetas, um relógio de ouro e até um frango, presente de um lavrador, que andou 20 quilômetros, a pé, segundo o historiador Jair Elias. O Fusca azul se tornou um “amuleto” usado por Pereira até o fim da vida. Foi seu único carro.

Biografia

Milton Luiz Pereira nasceu em 1932, em Itatinga, interior de São Paulo. Após se formar em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, iniciou sua carreira em 1959, como Procurador Judicial Municipal e depois advogado credenciado pela Caixa Econômica Federal da então comarca de Campo Mourão.

Reconhecido por seu trabalho foi convidado pelo ex-governador Ney Braga a disputar a eleição para a prefeitura de Campo Mourão. Governou a cidade entre 1964 e 1967, e durante sua gestão, o município recebeu o título de “Município Modelo do Paraná”.

Em 1967, deixou o cargo de prefeito para ser nomeado juiz federal. Exerceu diversos cargos na esfera jurídica até a sua aposentadoria: Juiz Federal Substituto, da 2ª Vara da Seção Judiciária do Paraná; Juiz Federal, da 5a Vara da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul; Juiz Substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em vários biênios; Ministro do Tribunal Federal de Recursos; Juiz Presidente do Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal; Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decreto de 1992.

Instituto

Fundado em 2014, hoje existe o Instituto Milton Luiz Pereira, uma iniciativa que promove a cultura jurídica e a ação social, por meio de congressos, conferências, seminários, simpósios, cursos, campanhas, convênios e atividades educativas. É uma associação sem fins lucrativos que cria oportunidades para fazer o bem a partir da vocação jurídica e humanista de seu patrono, a partir de dois eixos: Eventos Jurídicos, que reúne personalidades do mundo jurídico em encontros, seminários, publicações e estudos diversos, e Ação Social, que empreende ações sociais, a partir de convênios que ofereçam assistência jurídica, médica e odontológica gratuitas, além de bolsas de estudo para crianças carentes e fundos para obras sociais.

Com a renda dos eventos e as doações que recebe, o Instituto Milton Luiz Pereira custeia campanhas de assistência e bolsas de estudo para alunos carentes. O instituto também conta com associados e amigos que contribuem com o seu tempo, atendendo voluntariamente quem precisa de ajuda.