Federação dos Agrônomos do Paraná premiará Ricardo Calderari
A Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR) homenageará o engenheiro agrônomo de Campo Mourão, Ricardo Accioly Calderari com o “Prêmio FEAPR de Agronomia”. A entrega será no dia 16 de dezembro, em Curitiba. O local ainda será definido.
Calderari será premiado na categoria Difusão de Tecnologia. O prêmio é uma forma de reconhecer os profissionais de destaque da classe agronômica e aqueles que fomentam a valorização da agronomia. Para concorrer ao prêmio, o homenageado deverá ter prestado relevantes serviços à agronomia ou ao agronegócio do Paraná.
As categorias são Ensino, Pesquisa, Difusão de Tecnologias e de Relevantes Serviços. E na categoria Extraordinária, não é obrigatório que o homenageado seja Engenheiro Agrônomo. “O sentimento é de muita satisfação. No final da minha vida profissional receber um prêmio deste significa muito”, comentou Calderari.
Ele disse jamais imaginar que receberia o prêmio. “Os concorrentes eram muito bons. Por isso minha grande surpresa”, falou rindo. O agrônomo disse que sempre dedicou sua vida à agronomia e à agricultura. “Recebemos a notícia dessa premiação com muita alegria”, ressaltou Calderari.
O homenageado
Natural do município de Lapa, filho de Frederico Senna Calderari e Ivone Accioly Calderari, Ricardo Calderari é casado com Maria Joana Titton Calderari. Pai de Mirele, Graziela e Ivone Maria. Engenheiro agrônomo, agricultor, cooperativista, rotariano e voluntário, Calderari é reconhecido como um dos pioneiros da implementação do sistema de plantio direto no Brasil, que revolucionou a agricultura, viabilizando a produção de alimentos, tornando o sistema produtivo mais eficiente, rentável e sustentável.
O homenageado sempre esteve direta ou indiretamente envolvido nas questões profissionais do sistema CONFEA-CREA, das federações e também das entidades de classes, contribuindo para seu desenvolvimento e defendendo a classe agronômica.
Calderari cursou a Escola Normal do Colégio Novo Ateneu (Lapa); curso superior na Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Paraná – Engenheiro Agrônomo, em Curitiba. Foi professor primário concursado no Estado do Paraná. Participou do curso de aperfeiçoamento para Professores (Sociologia, Metodologia, Psicologia Educacional, Mecânica), convênio da Universidade Federal do Paraná, com a Universidade de Minnesota – EUA); e de cursos e viagens de estudos e aperfeiçoamento no Brasil e exterior.