Feira ‘Caminhos da Produção’ incentiva produção sustentável

O município de Campo Mourão receberá no próximo dia 4 de setembro a 3ª edição da Exposição “Caminhos da Produção Orgânica”. O evento, será na praça central São José das 8h30 às 16h30. São esperados produtores rurais, empresas agropecuárias, agentes financeiros, autoridades municipais e comunidade em geral.

A exposição está sendo organizada pelo núcleo regional do Ministério Público Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) em parceria com instituições públicas e privadas, como IDR-Paraná, Centro Universitário Integrado, Colégio Agrícola, Sindicato Rural, Adapar, entre outros.

Durante o encontro, os participantes terão estandes com temas diferentes sobre a produção de alimentos orgânicos. Serão expostos, por exemplo, materiais sobre políticas públicas, crédito rural, assistência técnica, comercialização e certificação de produção orgânica. O objetivo é estimular alternativas de produção sustentável em Campo Mourão e região. A exposição terá ainda uma feira com produtos orgânicos que serão comercializados por produtores da região.

De acordo com o gerente regional do IDR-Paraná, núcleo de Campo Mourão, Jairo Martins de Quadros, o evento tem como proposta, nesta terceira edição, a consolidação de um plano de incremento da produção orgânica na região. Quadros ressaltou que a produção orgânica tem conquistado cada vez mais espaço entre os consumidores, especialmente porque reúne a preocupação com a qualidade do alimento, uma vez que não se utiliza agrotóxicos; e os benefícios dos produtos para a saúde das pessoas e animais que os consomem. Ou seja, a prática gera uma relação saudável entre homem e meio ambiente.

Durante o encontro, Unespar, UTFPR, Centro Integrado, Colégio Agrícola, Adapar, Ceasa, Embrapa, Senar-PR, Bratac, Sebrae, Sindicato Rural, entre outros, estarão expondo projetos de apoio ao plano regional de expansão da produção orgânica. “Na produção e comercialização dos produtos os visitantes poderão ser orientados pelos vários profissionais e especialistas presentes, seja do Ceasa, cooperativas e órgãos de governo”, comentou Quadros.

Uma das barracas no local será destinada a rodada de negócios. Nela estão previstas duas palestras: a primeira às 10 horas com os temas “Produção e Certificação” e “Programa Paraná Mais Orgânico”, respectivamente com os especialistas Nilson Barnabé e Aarão Fabricio, do IDR-Paraná.

A outra palestra será às 14 horas, conduzida por Elzo Nunes Alves do Ceasa/IDR-Paraná e Olavo Aparecido Luciano, da cooperativa Coaprocor de Corumbataí do Sul, com o tema “Comercialização e Container Box do Ceasa”. Ainda durante o encontro, agentes financeiros estarão divulgando o plano safra e suas linhas de crédito. “Durante o dia teremos a presença do tradicional food truck e artesanato da feira da economia criativa, modas de viola, aulas de economia financeira, apresentação dos trabalhos e muitas atividades aos visitantes”, acrescentou Quadros.

A promotora de Justiça, Rosana Araújo de Sá Ribeiro, coordenadora regional do Gaema, ressaltou que o principal objetivo da feira é disseminar informações técnico-científicas sobre a produção orgânica aos produtores e conscientizar a população sobre a produção sustentável. A exemplo das duas primeiras edições anteriores, ela espera um grande público para este ano.