Fenômenos astronômicos deste mês: saiba como observá-los em Campo Mourão
O mês de setembro prevê a ocorrência de alguns fenômenos astronômicos que atrairão a atenção dos amantes da observação do céu noturno. Entre os dias 17 e 18, por exemplo, haverá um eclipse parcial da Lua. Além disso, de 20 de setembro a 5 de outubro, haverá a passagem do Cometa C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS). Mas será que esses fenômenos poderão ser vistos a olho nu na região de Campo Mourão?
Quem responde a essa pergunta e explica sobre esses eventos é o professor do departamento de Física e coordenador do projeto Noites Astronômicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão, Oscar Rodrigues dos Santos. Em relação ao eclipse, o docente informou que, por ser bem pequeno, afetando apenas 0,08% da Lua, ele praticamente não será perceptível a olho nu nessa região.
Segundo Santos, o eclipse terá início às 23h12 do dia 17, com auge às 23h44, encerrando por volta das 00h16 do dia 18. “Dá para tentar observar diretamente a Lua, mas provavelmente não vai dar para ver nada, ou com binóculos, sendo possível observar”, sugeriu.
Nessas datas, toda a comunidade interna ou externa da instituição que queira tentar visualizar o fenômeno, com o uso de telescópio, poderá comparecer à universidade, atrás do Bloco H. A contemplação começará às 22h45 até o término do eclipse, previsto para as 00h16, conforme disse.
Cometa
Outro fenômeno com início em setembro será o Cometa C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS), que aparecerá no céu noturno entre os dias 20 de deste mês e 5 de outubro. Mais uma vez, na região de Campo Mourão, será quase imperceptível a olho nu, alertou o físico. “Ele vai aparecer por volta das quatro e meia da manhã e vai desaparecer até as cinco e meia”, situou.
O docente orientou a possibilidade de enxergá-lo. “Olhando para o leste, ele vai estar muito próximo da linha do horizonte”, comentou, ao acrescentar que, quando um corpo celeste está perto dessa linha, é muito difícil de ser observado, porque há muita poluição visual nela, incluindo poeira e fumaça.
“Mesmo que estiver um dia limpo, sem fumaça, a gente não vai conseguir observar um brilho muito intenso no cometa”, lamentou. No máximo, como disse, será possível ver um pequeno brilho, semelhante a uma estrela que representa o cometa.
Ferramentas como binóculos ou telescópios também podem ajudar a ter uma visualização um pouco melhor, conforme sugeriu. Santos explicou que o melhor dia e horário para observar o cometa na região de Campo Mourão será no dia 26 de setembro, às 5h30. Na UTFPR, nesse dia, também será feita uma contemplação do céu noturno com telescópio, iniciando por volta das 4h45 até amanhecer.
Noites Astronômicas
Além das observações ocasionais, como as mencionadas anteriormente, as visualizações do céu noturno são feitas na instituição uma vez por mês periodicamente. Elas ocorrem por meio do projeto denominado Noites Astronômicas, que está em andamento desde 2010, e é aberto à comunidade interna e externa.
“A gente escolhe uma data mais propícia para observar a Lua e os outros astros que estiverem visíveis no céu noturno, no horário estabelecido”, disse, ao acrescentar que normalmente ocorre a partir das 19h30, indo até enquanto tiver público, atrás do Bloco H da UTFPR de Campo Mourão. “Logo após escurecer, a gente já está começando as atividades”, ressaltou Santos. Neste mês, a data estabelecida será na próxima segunda-feira (90.
O docente exemplificou o que determina a escolha das datas em cada mês. A Lua mais adequada para ser visualizada, segundo ele, é a crescente, cujo brilho não é tão intenso quando a Lua cheia, por exemplo. Toda a comunidade interna e externa da universidade pode participar das atividades de observação propostas pelo projeto.
A proposta tem como objetivo proporcionar a observação do céu noturno de Campo Mourão, visando estimular e despertar em estudantes, tanto da instituição quanto do público geral externo, interesses científicos, além do desenvolvimento do conhecimento em Astronomia.
Agenda
Geralmente, as atividades do projeto ocorrem a partir das 19h30, atrás do Bloco H, da UTFPR de Campo Mourão, e só são realizadas se o céu estiver limpo. Caso esteja nublado ou chuvoso, elas são automaticamente canceladas.
* Setembro:
– dia 9 (segunda-feira)
– dias 17 e 18 (terça e quarta-feira, das 22h45 às 00h16: observação do eclipse lunar)
– dia 26 (quinta-feira, das 4h45 até amanhecer o dia: observação do cometa)
* Outubro:
– dia 7 (segunda-feira)
* Novembro:
– dia 7 (quinta-feira)
* Dezembro:
– dia 5 (sábado)
Serviço
Mais informações sobre o projeto poderão ser adquiridas diretamente com o professor Oscar Rodrigues dos Santos, pelo número (44) 99824-7757 ou e-mail: [email protected]. Eventuais atualizações das datas de observação do céu noturno podem ser acompanhadas pelo Instagram: @poloastronomico_rcaniato