Festa de Santos Reis da Vila Rural de CM é transferida para Roncador

Em razão da reforma do barracão da Vila Rural Flor do Campo, em Campo Mourão, a tradicional festa de Santos Reis este ano será realizada neste domingo, dia 5 de janeiro, na comunidade Santo Antonio, em Roncador. A capela na Vila Rural de Campo Mourão é a  primeira do Paraná em louvor aos Santos Reis e foi inaugurada há cinco anos.

“Agradecemos muito aos padres Gaspar e Nilson, cujas famílias são da comunidade Santo Antonio, em Roncador, que nos apoiaram na nossa festa que este ano, se não fosse eles, nem seria realizada por conta da reforma do barracão da vila”, disse o embaixador da Bandeira A Caminho de Belém, Mario Repula, que há 17 anos mantém a tradição de realizar a festa em honra aos Reis Magos, comemorado no dia 6 de janeiro.

Segundo Repula, a Bandeira “A Caminho de Belém” já visitou várias cidades da região, como Peabiru, Luiziana, Janiópolis e comunidades rurais levando a tradição de cantar a devoção aos Santos Reis. Nas visitas eles ganharam donativos para realização da festa. “Este ano ganhamos três bois, além de outros alimentos e uma quantia em dinheiro”, explicou o embaixador, ao lembrar que a participação na festa é gratuita.

No domingo a programação começa às 8h30, na residência do casal Cida e Donizete em Roncador, onde os foliões cantam pedindo a liberação da bandeira. Na sequência seguem até a comunidade Santo Antonio (cerca de 10 km), onde a chegada é em procissão. Às 10h30, será celebrada a missa na capela Santo Antonio pelos padres Gaspar e Nilson. Após a celebração será servido o almoço e a festa terá sequência até as 15 horas.

A FOLIA
A Folia de Reis é uma manifestação da cultura popular onde um grupo de pessoas sai fazendo visitas a partir da noite de Natal, levando uma bandeira e cantando melodias em coro para louvar o Menino Jesus. No ritmo da congada, as músicas são acompanhadas por diversos instrumentos e um coro de vozes característico da folia repete de forma prolongada o último verso puxado pelo mestre ou embaixador. Palhaços vestidos a caráter dançam e fazem brincadeiras em frente a bandeira.

No calendário da Igreja Católica a data é chamada de Epifania do Senhor, que significa manifestação. O texto bíblico lido na missa é do Evangelho de Mateus, que relata a história dos reis magos Baltazar, Gaspar e Belchior, que viajaram do oriente seguindo uma estrela até Belém, onde teria nascido o menino, chamado por eles de Rei dos Judeus. Ao encontrarem a criança com os pais José e Maria, eles ofereceram como presentes ouro, incenso e mirra.