Fetacam: espetáculo da mostra paralela desta quarta é cancelado
O segundo espetáculo da mostra paralela do 21º Festival de Teatro de Campo Mourão (Fetacam), “O Contestado”, que aconteceria nesta quarta-feira (16), às 20 horas, no Teatro Municipal, foi cancelado. A decisão foi confirmada pela Secretaria de Cultura, que apenas informou que o espetáculo não será mais realizado por motivo de força maior e pediu a compreensão de todos.
O último espetáculo dessa categoria do festival está mantido para esta sexta-feira (18), às 20 horas, no Teatro Municipal. Na ocasião, os alunos do 2° ano do Curso Livre de Teatro da Secretaria de Cultura de Campo Mourão, com direção de Priscilla Rodrigues, apresentarão a peça “Simplesmente Veríssimo”, que tem classificação livre.
A partir da próxima segunda-feira (21), iniciará a mostra oficial do Fetacam. Terão espetáculos distintos todas as noites, no mesmo horário e local, até domingo (27), quando finalizará o evento. A entrada para o público em todos os dias do festival é gratuita. Porém, para quem puder colaborar, a comissão organizadora informa que, durante todo o evento, serão arrecadados alimentos não perecíveis, para serem doados posteriormente ao Programa Mesa Brasil, do Sesc.
O festival
O Fetacam é realizado pelo município desde 2000. Tem como objetivo democratizar essa atividade artística entre a comunidade local. Também busca oferecer um intercâmbio entre artistas de Campo Mourão e região com demais companhias de pequeno, médio e grande porte do país.
A edição deste ano iniciou na última segunda-feira (14), com uma apresentação da mostra itinerante, “Juvenal e o dragão”, com o Grupo Fóco de Teatro, de Ribeirão Preto (SP). Nos dias seguintes, a mostra vem sendo realizada em diversas instituições do município, com grupos fechados.
A mostra paralela começou nessa terça-feira (15), com um grupo mourãoense que apresentou o espetáculo “Beco”, sob direção de Ana Paula Soares. Além das mostras, o evento também realizará três ações formativas gratuitas, cujas vagas já foram todas preenchidas.
Programação
Mostra paralela
* 18/10 (sexta-feira)
Espetáculo: Simplesmente Veríssimo – 2° ano do Curso Livre de Teatro da Secretaria de Cultura de Campo Mourão e direção de Priscilla Rodrigues
Classificação indicativa: livre
Sinopse: É uma homenagem a um dos mais importantes cronistas da literatura brasileira, Luis Fernando Veríssimo. A montagem traz à tona a leveza e a sabedoria do autor, que, ao transitar pelos dilemas da vida com uma simplicidade cativante, faz o público rir, refletir e se reconhecer em cada cena.
Mostra oficial
* 22/10 (terça-feira)
Espetáculo: BULL – Duplo Produções, de Curitiba
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Traz para a cena assédio e relações tóxicas no ambiente de trabalho.
Nos 60 minutos de espetáculo, o público é convidado a acompanhar três funcionários, Tony, Isobel e Thomas, que aguardam em uma antessala a decisão do chefe Carter sobre qual deles perderá o emprego. “Até que ponto o ser humano é capaz de chegar para se manter em uma posição ‘privilegiada’?” e “No final, quem irá se salvar?”, são questionamentos explorados no espetáculo.
* 23/10 (quarta-feira)
Espetáculo: Cafés Malditos – Alameda Cia. Teatral, de Curitiba
Classificação indicativa 14 anos
Sinopse: Rute é uma clássica mãe brasileira que cuida de absolutamente tudo para sua família; desde encher as formas de gelo até a organização das festas de fim de ano. Porém, ela se cansa. Então, decide planejar seu próprio velório. Somente dessa forma, terá uma despedida digna e organizada. Rute inicia o ensaio de seu velório com a esperança de finalmente conquistar o descanso eterno. O problema é que, às vezes, nem tudo sai conforme planejado.
* 24/10 (quinta-feira) – grupo convidado
Espetáculo: Fragmentos da morte de Ivan Ilitch (inspirado na obra de Leon Tolstói) – Núcleo Cênico Oficina das Artes do Departamento de Polícia Penal do Paraná (DEPPEN) e Conselho da Comunidade de Execuções Penais de Maringá (CCEPMA), de Maringá
Classificação indicativa: livre
Sinopse: A peça conta a história de um juiz bem-sucedido na Rússia do século XIX. Um homem ambicioso que busca sucesso e prestígio social. No entanto, sua vida muda drasticamente quando sofre um acidente e adoece gravemente. Ele percebe que sua busca por riqueza e poder o levou a uma vida vazia e superficial, sem considerar seus próprios desejos e sentimentos verdadeiros.
* 25/10 (sexta-feira)
Espetáculo: Se a memória não me falha – Cia. de Teatro Autoral, de Curitiba
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: A trama envolve absurdo, perda de memória, conflitos, tudo isso com uma pitada de humor e entretenimento na medida certa. A montagem mostra a jornada absurda de dois personagens que perdem a memória de forma misteriosa em uma noite chuvosa. Impossibilitados de saírem de casa, ao longo da narrativa, eles desenham gradativamente um objetivo: bolar estratégias para recuperarem suas lembranças e descobrirem quem são.
* 26/10 (sábado)
Espetáculo: Você morre – Coletivo “É só isso”, de São Paulo (SP)
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: O espetáculo é uma comédia dividida em esquetes, que propõe uma perspectiva cômica para as fases do luto, da negação à aceitação. A peça convida o público a uma reflexão divertida e profunda sobre a natureza da perda, o que está morto em cada um, no teatro e no que move as pessoas a partir dessas percepções. A peça fala do que está morto para discutir o que está vivo.
* 27/10 (domingo)
Espetáculo: O vestido da rainha – Cia Bambolina, de Paraguaçu Paulista (SP)
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: A peça faz referência à época da monarquia no Brasil. Athos, Porthos e Aramis são modistas que vivem um período de decadência, por não conseguirem trabalhos, já que exercem funções femininas para a época. Tudo muda quando eles são contratados pela Rainha Bernardete III para produzir um vestido que será utilizado no maior evento da realeza. Mas o que parece um sonho, de repente, se torna um pesadelo, e os três vão ter que “bater muito cabelo” para conseguir entregar um bom modelo.
Serviço
Mais informações sobre o festival podem ser consultadas pelo telefone (44) 3523-7889.