Fila para tomar vacina contra gripe H1N1 dobra quarteirão
Cerca de 300 pessoas formavam uma fila que dobrou o quarteirão na Escola Municipal da Vila Urupês em Campo Mourão, por volta das 9h30 desta sexta-feira (03). O local é um dos 11 pontos de vacinação contra a gripe (H1N1) disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, após receber 4,7 mil doses da vacina na quinta-feira (02).
Segundo o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, como este ano o Ministério da Saúde está enviando as vacinas de forma fracionada aos Estados, foi necessário organizar o atendimento por faixa etária. Nesta sexta, foi convocado o público acima de 60 anos. “Com os lotes que recebemos na semana passada vacinamos 2 mil profissionais da saúde e cerca e 5 mil idosos acima de 70 anos”, explicou o secretário.
Apesar da divulgação e orientação sobre a faixa etária, várias pessoas de outros grupos estavam na fila. Para tentar organizar e disciplinar o atendimento, um bombeiro civil ficou na entrada do colégio. “Pedimos encarecidamente que não houvesse aglomeração porque quando terminar essa remessa o Estado enviará mais”, frisa o secretário. Na fila, as pessoas não estavam obedecendo a distância recomendada de 1,5 metro de distância.
Na sede do município a vacinação foi realizada em nove escolas da rede municipal. Já no distrito de Piquirivaí e na Vila Guarujá o atendimento foi nas Unidades de Saúde. O secretário alerta que a vacina contra a gripe não previne contra o Coronovírus. Para vacinação de idosos acamados familiares devem entrar em contato pelo telefone da Secretaria de Saúde (44-3018-1630).