Fórum do Agronegócio foi aberto ontem; hoje terá início o Hackathon AgroTech
Foi aberto nessa quinta-feira o III Fórum do Agronegócio, Tecnologia e Inovação (FATI), em Campo Mourão, com centenas de inscritos de 71 cidades brasileiras, de 14 Estados do Brasil. O evento irá até o dia 25 de novembro. As inscrições para os sete painéis restantes e para o II Hackathon AgroTech ainda encontram-se abertas.
Nesta sexta-feira (19), às 19h30, será feita a abertura do hackathon, maratona em formato online e gratuito, que receberá empreendedores e alunos de diversas instituições de ensino de Campo Mourão, para uma imersão de dois dias de programação e de desenvolvimento de projetos que apresentem soluções tecnológicas a problemas enfrentados no dia a dia pelos produtores rurais.
Esta segunda edição do evento já recebeu aproximadamente 100 inscrições de empreendedores e acadêmicos das áreas da agronomia, ciências da computação, veterinária, engenharia ambiental, negócios, turismo, engenharia de produção agroindustrial, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, economia, Design, eletromecânica, marketing, zootecnia, ciência de dados, dentre outras, vindos de vinte e três cidades, distribuídas em oito estados do Brasil e será realizada no final de semana.
Durante a abertura do hackathon, os inscritos serão reunidos em equipes multidisciplinares. A diversidade técnica entre os membros de cada equipe permitirá maior rapidez na análise dos problemas que serão apresentados no evento e maior consistência na elaboração de soluções inovadoras, ressaltou Dâmares Ferreira, coordenadora da Câmara do Agronegócio do Conselho.
A organização selecionou dezessete problemas enfrentados pelos produtores rurais, que geram desperdício, aumento do custo da produção, menor produtividade e riscos ambientais. A seleção desses problemas partiu de discussão técnica criteriosa e, após, foi validada por técnicos do IDR/Pr e por profissionais do agronegócio vinculados à Câmara do Agronegócio e à Agroi9 Incubadora. Problemas como a deriva, perdas durante e após a colheita, ferrugem, desperdício de água na irrigação, alto custo da energia, dentre outros, serão apresentados às equipes, afirmou Jairo Quadros, gerente regional do IDR/Pr, que também está na organização do evento.
Após a elaboração de seus projetos e soluções, a equipes participantes apresentarão seus trabalhos a uma banca de avaliadores composta por professores, empresas e produtores rurais. Os três melhores projetos receberão prêmio em dinheiro e seis meses de pré-incubação na Agroi9 Incubadora para a conclusão da prototipação do produto ou do serviço idealizado.
Segundo Newton Leal, presidente do Codecam, o evento pretende estimular a inovação como estratégia de negócios e a geração de novos negócios agropecuários, de base tecnológica, em Campo Mourão, a partir da colaboração, orientação e direcionamento de empreendedores e profissionais formados no município e na região.
Por conta do evento nasceu o movimento Mulheres AgroTech, composto por jovens alunas dos cursos de ciências da computação, agronomia e turismo, liderado pela professora Ana Paula Chaves. Segundo Chaves, que inscreveu duas equipes no hackathon, o propósito do grupo é estimular o ingresso de jovens e adolescentes nas carreiras tecnológicas, para que aproveitem os excelentes cursos existentes em Campo Mourão e o mercado de trabalho bastante aquecido, e dar continuidade, após o evento, ao desenvolvimento dos projetos apresentados na maratona.
Os interessados poderão formar suas equipes e inscrevê-las no hackathon ou poderão se inscrever individualmente.
O III FATI e o Hackathon AgroTech são organizados pelo CODECAM – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, por meio da Câmara do Agronegócio, pela Agroi9 Incubadora, SEBRAE, IDR/Pr, SEAB, UNESPAR, ACICAM e COAFACM, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Mourão, Sistema Faep, Bayer Agrícola, Embrapa, CIBiogás, Associação dos municípios da COMCAM, Associação dos Agrônomos de Campo Mourão, Centro Universitário Integrado, UTFPR, Colégio Agrícola, Unicampo, Fundação Educere, FETAEP, Sistema regional de inovação – Centro Ocidental, IDEA 5, IN2 Instituto, Hotel Tecnológico da UNESPAR, Incubadora da UTFPR, Calvary Impact Hub, Jornal Tribuna do Interior, Rádio 100,9, Rádio T, Rádio Terra, Rádio CBN, Rádio Colméia, CRN online, Tá Sabendo e TV Carajás.
As inscrições, tanto para as palestras quanto para o hackathon, ainda poderão ser feitas pelo site do evento, em www.fati.codecam.org.br e as transmissões serão feitas pelo canal do CODECAM no youtube.