Fórum on-line traz informações sobre tecnologia e inovação no agronegócio
Mais de 300 agricultores, lideranças rurais e professores se inscreveram para a 2ª edição do Fórum do Agronegócio, Tecnologia e Inovação (FATI), em formato on-line e gratuito, realizado nesta semana. O evento foi organizado pela Câmara Temática do Agronegócio do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam).
“Esse evento nasceu forte, em razão da importância do agronegócio para o município, e possui grande potencial de crescimento e de articulação”, afirmou o presidente do Codecam, Newton Leal. A novidade deste ano foi o 1º Hackathon AgroTech 2020, voltado a fortalecer as relações entre o setor produtivo, a academia, o governo e a sociedade civil para a geração de negócios inovadores que tenham o agronegócio como pano de fundo e destinatário final.
A programação deste ano contou com palestras e talk shows, como “A Agricultura do Paraná nos Cenários Nacional e Internacional”, com Francisco Carlos do Nascimento, vice-presidente da Federação de Agricultura do Paraná; “Transformação digital no Agronegócio”, com Aquiles Dias, engenheiro agrônomo, diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo; “Inovação como Estratégia de Desenvolvimento”, com Gesil Sampaio Amarante Segundo, professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), presidente interino do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia e vice-presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia.
Houve ainda temas como: “Iniciativas do Paraná para Inovar no Agronegócio”, com Anderson Toledo, engenheiro agrícola, mestre e doutor em Agronomia e no encerramento o tema foi Conectividade no Campo e IOT, com Alexandre Dal Forno, Head de Marketing da Tim. O II FATI foi apresentado pelo canal do YouTube do Codecam, e pela página no Facebook da Câmara Temática do Agronegócio. Já para o 1º Hackathon a transmissão é exclusiva aos inscritos, (mais de 80 pessoas.
O Sebrae e o Sindicato Rural também apoiam a organização do evento, que tem a parceria da Coamo Agroindustrial Cooperativa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da UNESPAR, da UFPR, Unicampo, do Centro Universitário Integrado, da Unipar, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, do Governo do Paraná e do EducaInova Hub Educacional. Também conta o apoio das rádios Terra FM e Musical FM 100,9, do jornal Tribuna do Interior e do portal de notícias TáSabendo. Empresas locais como a Trucker do Agro, a ProSolus – Agricultura de Precisão e o Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia são os patrocinadores.