Funcionário do Detran de Campo Mourão recebe homenagem de colegas pelos 30 anos de serviço

O auxiliar administrativo do Departamento de Trânsito (Detran) do Paraná, na 8ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Campo Mourão, Guilherme Luiz de Souza, de 58 anos, recebeu, nessa quinta-feira (7), uma homenagem dos colegas de trabalho por 30 anos de atuação na instituição. “Me sinto privilegiado primeiramente por Deus me proporcionar trabalhar no Detran/PR e tenho orgulho de fazer parte da equipe da oitava Ciretran”, falou, emocionado.

Guilherme Luiz de Souza é auxiliar administrativo na 8ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Campo Mourão, órgão do Departamento de Trânsito (Detran) do Paraná

Com o reconhecimento, Souza sente que faz parte de um legado de anos no órgão. “A sensação de que o trabalho realizado ao longo das décadas contribuiu para algo maior me traz uma enorme satisfação, como se tivesse deixado uma marca importante na história deste órgão”, falou, ao afirmar que o laço com a equipe depois de tanto tempo é tão forte que ela já se tornou a segunda família dele.

O sentimento é recíproco. Ele mesmo reconhece a homenagem sincera, por meio das atitudes, dos gestos, mas também das palavras proferidas pelos amigos, de que Souza ‘faz parte da história de cada um’, como costumam dizer os colegas. O momento foi marcado por muito carinho, com direito a corte de bolo e recebimento de presentes. Mas o gesto de valorização dos serviços prestados por ele ao longo desse tempo não marcam uma despedida. Pelo menos, não ainda. “Pretendo continuar prestando serviço à comunidade mourãoense, com o mesmo sentimento de responsabilidade, até a tão esperada aposentadoria”, anunciou.

A homenagem também o fez reviver o passado, quando tudo começou, em 1994, recordando-se do orgulho que seu falecido pai sentia ao dizer para todos que o filho trabalhava no Detran. Embora ele também tenha enfrentado desafios, essa jornada é marcada por conquistas memoráveis, que dão a ele e à família mais motivos para celebrar. “Posso citar como um dos momentos mais marcantes nesta trajetória o dia em que concluí o curso de Auditoria, fornecido pela Controladoria de Inspeção e Auditagem (COIA) do Detran-PR”, disse, com satisfação.

Graduado em Tecnologia em Gestão Pública e em fase de conclusão de uma Pós-Graduação, Souza realiza serviços no órgão que envolvem atendimento ao público na área de veículos e habilitação, foto e biometria para renovação e primeira habilitação, aplicação de prova teórica, além de ele ser habilitado como Instrutor e Examinador de Trânsito.

Diante da homenagem, restou apenas um agradecimento especial pela consideração demonstrada pela equipe, não apenas a atual, mas por todos que já passaram pela 8ª Ciretran com quem ele trabalhou. “Meus colegas da primeira, segunda e terceira geração, como costumo dizer, meu chefe e amigo e, aos saudosos colegas que já não estão entre nós, só tenho uma palavra para definir meu sentimento, que é gratidão”, expressou.

Participação

O momento foi marcado tanto pela presença de outros profissionais que trabalham na unidade quanto por parte da família de Souza. Dos 15 despachantes credenciados na unidade, 12 estiveram presentes, juntamente com dois chefes de postos, além de dois servidores lotados em Curitiba, os quais estavam prestando serviços na região, assim como demais funcionários da Ciretran, incluindo equipe de segurança e de limpeza.

Para deixar a homenagem ainda mais especial, também foram convidados para celebrar o aniversário de trabalho do profissional, representando a família, o irmão dele, Antonio Durães de Souza, e o filho, Guilherme Junior, com a namorada, Regiane. Estava presente também Fátima Aparecida de Moraes (colega de trabalho aposentada).