Furtos e vandalismo em poço da Sanepar prejudica abastecimento de bairro
Pela quarta vez o poço artesiano da Sanepar no Jardim Cidade Nova foi alvo de criminosos que cortaram e tentaram furtar os cabos da fiação elétrica. Quando isso ocorre, geralmente de madrugada, o poço fica desligado e o bairro desabastecido de água até que a Sanepar faça o conserto.
“Em duas outras tentativas eles levaram os cabos, o que gerou prejuízo ainda maior”, disse a chefe regional da Sanepar, Araceli Pendiuk. Segundo ela, até que a fiação seja reposta é necessário fazer “manobras” para abastecer o bairro por meio do reservatório do centro da cidade. A empresa de monitoramento também foi notificada.
Araceli explica que já foram contratadas obras para melhorias no pátio, já que vândalos quebraram a cerca e danificaram o quadro de comando elétrico. “Vamos fechar a casinha onde fica o quadro de comando e instalar uma concertina. Essa obra foi contratada para várias cidades e a empreiteira começou por Engenheiro Beltrão, onde temos três pátios”, informou. A previsão é que na próxima semana o serviço seja realizado no poço do Cidade Nova.
Quanto ao consumo de água, segundo ela, voltou aos parâmetros considerados normais para essa época do ano. Há cerca de duas semanas, a elevação drástica da temperatura fez aumentar muito o consumo. “Sempre reforçamos a necessidade de economizar água e quando é constatado aumento do consumo acima da média o consumidor é notificado”, explica.