‘Ganhando o Mundo’ amplia seleção de participantes: 43 vagas no NRE de Campo Mourão

O número de vagas para a edição de 2026 do programa estadual “Ganhando o Mundo” foi ampliado. De 1.200 anunciadas inicialmente, no total, o Governo do Estado expandiu para 2.000 vagas. Com isso, o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, por exemplo, passou de 27 para 43 vagas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do programa (https://www.ganhandoomundo.pr.gov.br/), até o próximo dia 24 de abril.

Podem participar da seleção alunos da rede estadual de educação paranaense que estejam matriculados na 1ª série do ensino médio e tenham concluído o 9º ano do ensino fundamental, também na rede estadual, em 2024. Demais critérios devem ser consultados nos editais publicados no portal informado anteriormente.

As vagas serão distribuídas para diferentes destinos que têm a língua inglesa como idioma principal, sendo: 250 para a Austrália, mil para o Canadá, 300 para a Irlanda, 300 para a Nova Zelândia e 150 para o Reino Unido. Na regional de Campo Mourão, estudantes de instituições de ensino de 16 municípios poderão concorrer.

Tratam-se dos municípios de Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Iretama, Luiziana, Mamborê, Nova Cantu, Peabiru, Quinta do Sol e Roncador. Todos eles têm uma vaga, cada, para a primeira convocação. Para a segunda, Campina da Lagoa tem duas e Campo Mourão, 11, sendo que os demais terão mais uma, cada.

Comcam

Outros nove municípios que fazem parte da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), pertencentes ao NRE de Goioerê, têm 28 vagas no total. Tratam-se das cidades de Boa Esperança, Goioerê, Janiópolis, Juranda, Mariluz, Moreira Sales, Quarto Centenário, Rancho Alegre D’Oeste e Ubiratã.

Intercambistas de 2025

Com um total de 1.200 vagas no Paraná para o intercâmbio de 2025, o NRE de Campo Mourão teve 37 estudantes selecionados. Desses, 17 já estão em seus respectivos países: no Canadá e na Nova Zelândia. Eles viajaram entre os meses de janeiro e fevereiro e permanecerão em seus destinos estudando uma parte da 2ª série do ensino médio por cerca de seis meses.

Os outros 20 intercambistas embarcarão para países dos Estados Unidos (EUA), Reino Unido, Austrália e Irlanda no segundo semestre, a partir de agosto. Para subsidiar o período de estudos dos alunos, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), fornece uma bolsa mensal no valor de R$ 800,00 por intercambista, durante o tempo em que permanecer no estrangeiro.

Os alunos ficam hospedados em casas das chamadas “host families”, ou seja, famílias anfitriãs, que se voluntariam a receber os adolescentes durante o período de estudos. Confira uma reportagem completa sobre onde os intercambistas do Ganhando o Mundo se hospedam e como tem sido a experiência dos que já iniciaram a experiência. Acesse aqui.

Serviço

Todas as publicações referentes à seleção ao programa de intercâmbio internacional do Paraná podem ser acompanhadas em https://www.ganhandoomundo.pr.gov.br/editais, endereço no qual também é possível realizar as inscrições, até o dia 24 de abril deste ano.