Golpistas usam WhatsApp para se passar pela Casa do Empreendedor
A Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seidec) emitiu um alerta nesta quinta-feira (16), após receber informações de que criminosos estão utilizando um número de WhatsApp para se passar pela Casa do Empreendedor, com o objetivo de aplicar golpes em empreendedores. O secretário da pasta, Eduardo Akira Azuma, orientou o público-alvo do estabelecimento para redobrar a atenção, especialmente em relação à solicitação de pagamentos de taxas indevidas.
De acordo com Azuma, o início do ano é um período propenso a tentativas de fraude, quando os golpistas costumam se aproveitar para enganar os empreendedores. Dessa vez, a tentativa de golpe foi identificada após uma empreendedora relatar que, ao tentar contactar a Casa do Empreendedor, clicou em um link disponível no Instagram da instituição.
O link a direcionou para um número de WhatsApp dos golpistas, que se passavam por atendentes da Casa, utilizando um número semelhante ao oficial, mas com um DDD diferente: o correto seria 44, mas o número utilizado pelos criminosos era iniciado por 99.
No contato, os golpistas solicitaram dados pessoais e pediram o pagamento de taxas, o que gerou desconfiança na profissional autônoma. Ela percebeu a diferença no DDD, além do valor elevado cobrado pelos serviços. Ao entrar em contato diretamente com a Casa do Empreendedor, confirmou que se tratava de uma tentativa de golpe.
O secretário alertou sobre a importância de verificar informações antes de efetuar qualquer pagamento. “A maneira mais correta de se certificar de que não está pagando um boleto falso, por exemplo, é observar quem é o recebedor. O recebedor é sempre a Receita Federal do Brasil, e nunca um banco digital”, destacou Azuma.
Ele também enfatizou que os serviços da Casa do Empreendedor são gratuitos. “O que pode acontecer é os atendentes mandarem um boleto do DAS [Documento de Arrecadação do Simples Nacional] para os empreendedores, que custa, no máximo, R$ 81,90. Então, fiquem atentos se houver cobrança de associações e boletos acima desse valor”, alertou.
O secretário reforçou que, em caso de dúvidas, os interessados podem buscar orientação diretamente na Casa do Empreendedor de Campo Mourão. “A Casa está bem movimentada, mas os atendentes não medem esforços para atender vocês”, afirmou. Em razão da alta demanda de atendimentos presenciais, Azuma informou que o WhatsApp da Casa do Empreendedor de Campo Mourão está, inclusive, temporariamente desativado.
Serviço
Os canais oficiais de atendimento da Casa do Empreendedor de Campo Mourão são: telefone (44) 3815-8820, WhatsApp: (44) 98405-0663. O estabelecimento está localizado na Rua São Paulo, nº 1787, centro.