Governador Ratinho Junior autoriza início da obra de duplicação do acesso de Campo Mourão
Em uma rápida passagem por Campo Mourão no fim da tarde desta quinta-feira (30), o Governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), autorizou o início das obras de duplicação do acesso ao município para quem vem de Maringá. O investimento vai custar quase R$ 40 milhões.
Ratinho esteve no anel viário da cidade, do ponto de onde começarão as obras, acompanhado do prefeito da cidade, Tauillo Tezelli (Cidadania), presidente da Câmara Municipal, Jadir Soares Pepita (Cidadania); deputado estadual, Marcio Nunes; presidente do conselho de administração da Coamo José Aroldo Gallassini; presidente executivo da cooperativa, Airton Gallinari, entre outras lideranças empresariais.
“Fico muito feliz em estar aqui em Campo Mourão dando autorização para o início das obras da duplicação do acesso da cidade. Um projeto muito bem feito pela prefeitura. Um compromisso que tínhamos com a cidade. Este era um pedido de toda a sociedade. A revitalização e modernização é necessária até para evitar acidentes e atrair mais investimentos para o município”, falou o Governador Ratinho Junior.
Ele destacou que o investimento vai contemplar iluminação de led, ciclovia, duplicação, entre outras intervenções. “Uma obra muito bem elaborada para o crescimento de Campo Mourão. A cidade vem crescendo muito. E quando Campo Mourão vai bem ajuda toda a região e ajuda o Paraná também”, ressaltou Ratinho, ao destacar outros investimentos do Governo do Estado na cidade, como construção de novas escolas, parques urbanos, investimento em pavimentação e em saneamento básico. O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (Cidadania), lembrou que a duplicação do acesso à cidade é um projeto que ele iniciou ainda em 2002. “Quando saí da prefeitura tinha o começo de um diálogo com o governo para que este recurso fosse liberado. Depois reassumi a prefeitura e fui até o governador, na época o Beto Richa para fazermos esta obra quando o projeto ficasse pronto. Mudou o governo e o dinheiro desapareceu. Agora o Ratinho assumiu o compromisso e está cumprindo fazendo a obra acontecer”, disse o gestor.
Tezelli informou que esta é a maior obra que o Estado está fazendo em Campo Mourão. “Uma obra histórica reivindicada há muito tempo. Uma obra serviu de campanha de políticos, mas que está saindo do papel só agora”, destacou, ao agradecer o apoio do Governo do Estado e dos deputados estaduais Douglas Fabrício e Márcio Nunes.
A obra
O resultado final da licitação foi publicado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) nesta semana após análise de recursos. Será duplicado um trecho da PR-317 e da PR-840. Foi confirmado como vencedor da disputa o Consórcio Itaipu – Conspel, formado pelas empresas Pedreira Itaipu Indústria e Comércio de Britas e Asfalto Ltda. e Conspel – Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda., com a proposta de preço, corrigida e negociada com a comissão de julgamento do DER/PR, de R$ 39.799.999,62.
A licitação foi feita na modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), que prevê a elaboração do projeto básico, do projeto executivo de engenharia e a execução da obra em um mesmo contrato. O prazo para execução será de 630 dias, sendo os primeiros 180 para elaboração dos projetos e 450 dias para a obra de duplicação.
As obras terão início a partir do trecho já duplicado da PR-317 e seguem até o entroncamento com a Avenida Comendador Norberto Marcondes, em uma extensão de 3,7 quilômetros, que inclui também a PR-840. Serão duas faixas novas de 3,6 metros cada uma, com acostamento externo de 2,5 metros, e separadas das pistas existentes por barreiras de concreto New Jersey. Serão implantadas ainda novas vias marginais, com duas faixas em cada sentido e largura variando de acordo com a disponibilidade da faixa de domínio, separadas da pista central por canteiros.
Estão previstas três interseções em nível (rotatórias), sendo uma entre as ruas Francisco Preisner e Pioneiro Alberto Tanigut, outra no acesso ao Aeroporto Municipal de Campo Mourão e a terceira no entroncamento entre a PR-317 e a PR-840.
A obra também contempla serviços de drenagem e obras de arte correntes, como bueiros simples tubulares de concreto, drenos, sarjetas, boca de lobo, poços de visita, entrada e descida d’água; iluminação viária com postes de aço e postes de concreto com luminárias LED de 200W; sinalização horizontal, sinalização vertical, defensas simples, pórticos, semi-pórticos, tachas e tachões refletivos; calçada para pedestres e ciclovia.
O anteprojeto de engenharia, um pré-requisito do RDCi, foi doado pela prefeitura de Campo Mourão e atualizado pelo DER/PR para ser utilizado na elaboração do edital.