Gripe: Saúde alerta para sintomas graves por falta de vacinação em Campo Mourão

Pelo menos a metade do público alvo definido inicialmente pelo Ministério da Saúde não procurou as Unidades de Saúde para receber a vacina contra a Influenza (gripe). Por isso, o imunizante foi liberado para toda a população a partir de 6 meses de idade. Mesmo assim, a procura está muito baixa e o número de pacientes com sintomas de doenças respiratórias tem aumentado nas Unidades de Pronto Atendimento.

Preocupada com a situação, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão alerta sobre a importância da vacina. “A vacina não evita que a pessoa seja contaminada pelo vírus, mas faz com que os sintomas sejam mais leves. Sem vacina o que temos percebido é aumento de casos mais graves nos serviços de saúde”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Camila Corchak.

Ela acrescenta que a Influenza é uma doença imunoprevenível, ou seja, existe a vacina gratuita disponibilizada nas unidades de Saúde. Em Campo Mourão ainda foram realizadas ações de atendimentos em horários estendidos, bem como com unidade móvel nas escolas e na praça central na tentativa de melhorar a cobertura.

“O Estado não disponibiliza testes rápidos para a rede pública e sim a vacina. E os testes rápidos adquiridos nas farmácias não servem como diagnóstico, apenas apoio ao diagnóstico”, esclarece. Além da H1N1, há outros vírus da Influenza em circulação que os testes rápidos não detectam. “Daí a importância de adotar medidas para não transmitir a doença, fazendo uso de máscaras e higienização”, orienta Camila.

A secretária aproveita para lembrar que a liberação de atestado é uma conduta exclusiva do profissional médico. “Não é a Secretaria de Saúde que define se a pessoa deve ou não receber atestado”, explica.

Quem já está com sintomas de gripe deve esperar passar os sintomas para tomar a vacina contra Influenza. No caso de Covid, pode tomar a vacina contra Influenza se não estiver com sintomas. Paciente com Covid tem que esperar 30 dias para tomar vacina contra Covid.