Grupo Esperança Viva de Campo Mourão realizará 2ª Vaca Atolada

Grupo Esperança Viva (GEV) de Campo Mourão realizará, no dia 8 de setembro (domingo), a 2ª Vaca Atolada em prol da Fazenda da Esperança São Francisco de Assis. Será no salão paroquial da Igreja São Francisco de Assis, das 11h30 às 14 horas, para consumo no local (levar pratos e talheres) ou retirada. Os convites, no valor de R$ 50,00, estão disponíveis para venda.

O prato principal será a vaca atolada, acompanhada de arroz e saladas. O objetivo da ação, conforme a secretária do GEV, Marilaine Guilherme, é angariar recursos para as atividades que o grupo realiza com os acolhidos da Fazenda.

Algumas dessas ações, conforme informou a secretária, incluem atividades de formação, socialização, como a festa junina organizada exclusivamente para os abrigados na entidade, e compra de itens de higiene pessoal. Além disso, as promoções realizadas também são destinadas a uma refeição diferenciada, com pizza ou lanche, que o coordenador do GEV, Elon Bassani, prepara uma vez por mês aos assistidos.

Marilaine explicou que geralmente parte dos ingredientes é recebida por meio de doações ou adquirida com recursos do grupo. “Eu acho bem interessante essa ação, porque os meninos ficam três, quatro, cinco meses, um ano [na Fazenda], e eles não têm acesso a isso. Já não tinham quando estavam em situação de drogadição e continuam não tendo lá, porque é uma alimentação básica que é servida”, observou.

A primeira edição da Vaca Atolada realizada pelo GEV aconteceu em outubro de 2023. “A quantidade de pessoas presentes nos surpreendeu, e só recebemos elogios pela comida, que estava deliciosa. Tenho certeza de que este ano será igualmente bem-sucedido”, afirmou Marilaine.

GEV

O GEV, que existe há 1 ano em Campo Mourão, é um grupo de apoio às atividades da Fazenda da Esperança. As ações realizadas pelos voluntários vão além do atendimento aos abrigados na entidade. “Nosso trabalho é dar suporte às famílias dos acolhidos, fazer a conexão entre a família e o acolhido, oferecer apoio contínuo por meio das reuniões semanais, além de ajudar na reintegração social após o tempo de permanência na Fazenda”, explicou Marilaine.

Hoje, há cerca de 10 integrantes voluntários. “São pessoas que sentem no coração o desejo de ajudar aqueles que pedem auxílio”, contou. O GEV atua de forma integrada com a diretoria da Fazenda da Esperança de Campo Mourão. “O presidente da Fazenda, Pedro Giuliane, está sempre em contato conosco, acompanhando e apoiando as ações do GEV, o que faz com que nosso trabalho possa frutificar”, falou a voluntária.

No momento, 26 homens que desejam se libertar do vício de álcool e drogas vivem na Fazenda e trabalham no local para o próprio sustento. “Todos sabemos que a decisão de deixar um vício é muito difícil e que o tempo necessário para isso é longo e exige resiliência. O GEV procura fazer com que os acolhidos se sintam amados e saibam que há pessoas trabalhando e torcendo para que vençam esse obstáculo que limita suas vidas”, disse Marilaine.

Adicionalmente, o grupo também presta assistência àqueles que se encontram em situação de rua, convidando-os a conhecer a Fazenda Esperança, oferecendo café da manhã uma vez por mês, entre outras ações.

Serviço

Interessados em conhecer ou fazer parte do GEV podem comparecer às reuniões semanais que são realizadas nas quartas-feiras, às 19 horas, em uma sala cedida no Santuário Nossa Senhora Aparecida. A aquisição de ingressos para a 2ª Vaca Atolada pode ser feita entrando em contato com um dos seguintes números: (44) 9909-5986 (Marilaine) ou (44) 98833-7495 (Elon).