Grupos parafolclóricos Vesná e Pôr do Sol se apresentam nesta quinta em Campo Mourão
O público terá a oportunidade de assistir gratuitamente, na noite desta quinta-feira (22), na praça da Catedral de São José, em Campo Mourão, a apresentação de dois renomados grupos folclóricos da região: Vesná, de Roncador; e Pôr do Sol, de Quinta do Sol. Várias outras atrações fazem parte da programação do penúltimo dia da Mostra Cultural, que faz parte do projeto “Atividades Culturais Campo Mourão – Cidade Natal/2022”.
A partir das 20 horas apresenta-se o Grupo Folclórico Vesná, referência em danças folclóricas ucranianas no Paraná pela qualidade de suas apresentações. Incontáveis cidades paranaenses e de outros estados do Sul do Brasil já foram contempladas com espetáculos da companhia.
Já partir das 21h15 é a vez de o grupo Pôr do Sol se apresentar. O Pôr do Sol também tem um trabalho amplamente reconhecido, desenvolvido há quase 20 anos. O grupo já representou o Brasil até mesmo em outros continentes e surgiu do anseio pela pesquisa e projeção de danças típicas do Paraná.
Desde a sua fundação, prima pela reprodução da cultura de nosso povo com a maior autenticidade. Por esse motivo, suas pesquisas se direcionaram inicialmente pelo Fandango Paranaense – conjunto de danças típicas do Paraná, popularmente denominadas marcas, sendo algumas delas bailadas e outras sapateadas com tamancos de madeira.
O repertório do Grupo Pôr do Sol também inclui várias outras danças características do estado, como Gralha Azul, Barreado, Colheita do Café, Cuá-Fubá entre outras. Também apresenta o Auto do Boi de Mamão – folguedo de origem Catarinense, mas que propagou-se até chegar ao litoral do Paraná, onde também é muito praticado.
A partir de 2005, o grupo passou a fazer pesquisas mais abrangentes. Com a consciência do bem valioso que é a imensidão do folclore brasileiro e suas manifestações, passou a reproduzir danças e folguedos de todas regiões do Brasil, aumentando consideravelmente seu repertório.
Mostra de Dança
A Mostra de Dança começa às 21 horas. Está confirmada a participação da Lehdance, fundada no final do ano passado, inspirada no desejo de apresentar a dança para a comunidade numa forma diferente, a exemplo das danças urbanas (hip hop, jazz funk, dancehall, etc.) e ritmos dance (danças fitness). À frente do empreendimento está a professora Letícia Batista.