Hemonúcleo alerta para baixo estoque de sangue em Campo Mourão

O Hemonúcleo de Campo Mourão vem operando com baixo estoque da maioria dos tipos sanguíneos. A unidade atende Campo Mourão e região, totalizando 25 municípios, 18 hospitais e três Agências Transfusionais. A capacidade de doação no estabelecimento de saúde varia de 30 a 40 coletas por dia. Para ser um doador, entre as exigências, é preciso estar em boas condições de saúde e pesar, no mínimo, 51 kg.

Segundo a chefe da unidade, Michele Cristine Araújo Berbet, nessa terça-feira (24), foram registradas 36 das 40 bolsas de O+ ideais para a capacidade (quatro a menos do que o mínimo necessário). Já de O- faltam seis bolsas para atingir o ideal; nesse dia, foram recebidas 10 as 16 bolsas que é preciso, no mínimo. Por sua vez, o AB+ recebeu apenas uma das quatro bolsas necessárias. Michele explica que todos os tipos negativos também estão em falta, variando de duas a seis bolsas a menos do que o ideal.

Para doar, é simples. As orientações da Secretaria de Saúde Estadual são de que o doador deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade devem ter autorização e presença do responsável legal), pesar, no mínimo, 51 kg na balança da unidade, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto.

Vale destacar que uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de três a quatro pessoas. A recomendação é que cada pessoa doe, pelo menos, duas vezes ao ano. O intervalo para fazer a boa ação varia de acordo com o sexo. Homens podem doar a cada 60 dias, fazendo até quatro doações durante o ano. Já as mulheres devem completar 90 dias entre cada doação, totalizando até três por ano.

Michele ressalta que os interessados em fazer a doação estejam atentos ao calendário de agendamentos, lembrando que, nas próximas semanas, haverá feriados nacionais. “Além dos feriados, estamos praticamente a dois meses do final do ano, período de férias. Nesse período, a coleta dá uma baixada também, mas a saída dos Hemocomponentes continua do mesmo jeito”, complementa.

No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. Michele reforça que, na semana que antecede a data, haverá uma campanha para reforçar a conscientização da população e região para se tornar doadora.

Doação de sangue: um direito
dos trabalhadores celetistas

Com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 –, “Art. 473 – O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário: […] IV – por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada”.

A chefe do Hemonúcleo comenta que muitos doadores solicitam atestado médico para abono da falta no trabalho. No entanto, fala que nem sempre é necessário. “Tem empresa que não pede, e tem doadores que doam e depois voltam a trabalhar normalmente”, diz Michele.

Serviço

A responsável pelo Hemonúcleo de Campo Mourão informa que são utilizadas as redes sociais como forma de divulgação de campanhas e informações relativas às necessidades de doações. Além disso, interessados podem entrar em contato pelos telefones (44) 3525-1102, (44) 3523-1844, ramal 1827, e (44) 99878-3811 (somente WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected]

As coletas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas. Para fazer o agendamento, basta acessar o site https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue#ondedoar. Nele, também constam orientações detalhadas sobre a doação de sangue, por exemplo, os impedimentos temporários à doação e os exames realizados durante o procedimento.