Hemonúcleo de Campo Mourão convoca doadores de sangue para manter estoque

O Hemonúcleo de Campo Mourão vem enfrentando um desafio neste início de ano devido ao baixo número de doadores, o que está contribuindo também para o estoque de sangue abaixo do ideal. Por conta disso, a unidade convoca a população para doações. “O movimento está bem fraco esta semana. Estamos solicitando todos os tipos sanguíneos”, pediu a chefe da unidade, Michele Cristine Araujo Berbet.

Michele comentou que o mais preocupante são baixas dos tipos sanguíneos universais, como B e O Positivo e O Negativo, cujo estoque é o primeiro a atingir nível crítico na falta de doadores, embora, por enquanto, não seja esta a situação em Campo Mourão.

A chefe do Hemonúcleo comentou que a baixa nas doações pode estar relacionada diretamente ao fato de muitos doadores ainda não terem retornado de férias. Para se ter ideia, o banco de sangue tem capacidade para atender até 50 doadores por dia, mas a média nos últimos dias tem sido apenas 20. Ou seja, menos da metade

“O nosso pedido aos doadores é que compareçam e façam suas doações para que possamos atender toda a demanda necessária”, ressaltou Michele. Ela comentou que até o momento não tem faltado sangue na unidade, mas que a baixa nas doações preocupa em virtude do alto número de acidentes dos últimos dias, que aumenta a saída sangue dos estoques.

O Hemonúcleo de Campo Mourão atende, além dos hospitais da cidade – Santa Casa e Pronto Socorro-, os 25 municípios da Comcam. Além disso, quando há necessidade de transferência de sangue na hemorrede, a unidade realiza o envio, e recebe também quando necessário. Durante 2024, o centro recebeu pouco mais de 6.527 doações de sangue, superando 2023, com 6.226 captações.

“Não há substituto para o sangue, a doação é um ato único e indispensável para salvar vidas”, ressaltou Michele, ao destacar que as doações são responsáveis pelo salvamento de centenas de vidas em toda a região. Uma única bolsa de sangue de 450ml, pode salvar até quatro vidas.

Para ser doador voluntário é necessário ter entre 16 e 69 anos completos, sendo exigida a autorização e a presença do responsável legal para doação de menores de idade. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Homens podem doar sangue quatro vezes ao ano. Já as mulheres podem fazer três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes – plasma, hemácias, plaquetas e crio. Após isso, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, é importante ressaltar a necessidade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.

Serviço

Os doadores devem agendar o atendimento pelo WhatsApp (44) 9.9878-3811 ou site: www.saude.pr.gov.br/doacao. O Hemonúcleo está atendendo a população para doações de sangue das 8 às 10h30 e das 13 às 15h30.